segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Onde estão os Homens do Tempo do meu Avô?? (Parte 02)

A FUTILIDADE DA CULTURA – E aí crente?

Olá queridos Amigos Internautas e Blogueiros de Plantão! Paz Perfeita vos seja Multiplicada nesta oportunidade que estamos aqui compartilhando coisas que constroem! Deus tem nos dado alguns privilégios na Vida, e, um destes, é estar aqui com vocês para trocarmos e compartilharmos ideias, pensamentos, soluções, dificuldades, vitórias e projetos! Que Deus possa te abençoar através deste Artigo que é algo que o Espírito Santo colocou em meu coração para escrever à Igreja de Cristo na terra! Como disse a vocês, são mais de 20 anos ministrando na área de Aconselhamento pastoral, onde choramos, sorrimos, aprendemos, compartilhamos... E daí a ideia destes dois Artigos: No primeiro, COMPARAMOS GERAÇÕES; agora, Vamos falar da FUTILIDADE DA CULTURA. Agradeço a Deus por vossas Vidas e conto com cada um para que esta Palavra alcance Vidas. Vejamos:
 
Como disse a vocês no primeiro artigo, os Casamentos duradouros estão se tornando coisa rara nos dias hodiernos. Primeiro pela diferença na criação das Gerações passada e atual. E, em segundo lugar, pela FUTILIDADE DA CULTURA dos nossos tempos! Sim queridos! Eu não faço parte da Geração do meu Avô, mas como vos disse no primeiro Artigo, sempre admirei os Casais de mais idade pela capacidade de manutenção do Casamento destes! Hoje, mal se casa e já se está divorciando! Como Conselheiro e Pastor, vejo isso todos os dias! E aí, analisando alguns detalhes, chegamos à conclusão de que não podemos espiritualizar tudo, pois nem tudo é pra Deus resolver! Eu creio que Ele tem Poder para Reverter qualquer situação, mas, tem coisas que estão em nosso Campo de Ação! Daí o camarada vive a vida toda desregradamente e no final quer que Deus arrume!?

Sempre gostava de conversar com meu Avô. Passava horas na Oficina de Marcenaria dele batendo papo e ouvindo sua sapiência e admirando suas histórias! Ouvindo meu Avô entendi que na Geração em que ele viveu, havia uma Cultura mais polida! A vida era mais observada; os Homens lutavam pelo “título” de Homem! As tradições familiares e dos bons costumes eram seguidas à risca! Havia respeito, seriedade, bom senso, dignidade, honradez. As pessoas se cumprimentavam na rua e cediam a vez umas para as outras! Claro! Tínhamos os delinquentes, mas havia mais humanidade e bondade entre os mortais! Havia respeito à Vida! As Crianças, Adolescentes e Jovens ainda tomavam Benção aos mais velhos! Os Homens eram galanteadores; as mulheres prendadas, as pessoas conversavam mais umas com as outras! As músicas tinham letras e eram boas de ouvir!

Mas e hoje? Sem querer ser dramático, saudosista e retrógrado, parece que nos perdemos na trajetória da Vida! Nossa Cultura se perdeu queridos! Pior, se tornou FÚTIL e desprezível! Ninguém observa nada; tudo passa batido diante dos nossos olhos! Não há mais pudor nem interesse em ser HOMEM hoje! Aliás, o tipo, o modelo de homem hoje é em muitos casos discutível e duvidoso! Não se há um padrão na criação dos filhos; as tradições familiares e os bons costumes foram esquecidos e desprezados! Respeito e tantas coisas boas da Geração passada foram trucidados e jogados no “vale do esquecimento”! Ninguém se cumprimenta mais na rua; todos estão numa pressa terrível e mal-educada! Ninguém cede à vez e os delinquentes se multiplicam e parecem estar em todo lugar! Nossas Crianças, Adolescentes e Jovens não respeitam os mais velhos. Assim caminhamos para o caos!

Nossa geração Cultua a bizarrice e a idiotice crônica! Os homens não tem mais papo; conversa inteligente e atraente! As mulheres, em muitos casos, não sabem fritar um ovo! Gosto do fato dessas mulheres estarem conquistando o Mercado de Trabalho, estudando, sendo reconhecidas, pois os Homens estão deixando a desejar! Misericórdia! Hoje o modelo atraente, são os topetudos, os magérrimos e sem conteúdo! A “filosofia Play Station” rouba a inteligência e a capacidade de comunicação entre esses seres viventes! Nossas Crianças, Adolescentes e Jovens são voltados a idolatrarem “entidades” como “Ladies” e seres estranhos como Bandas Coloridas e filmes como Crepúsculo – A saga de um “vampiro” que passa “amar” uma guria sem sal e açúcar e brilha no sol! “Uau!!” Que coisa! Fala sério! Nós já fomos bem mais inteligentes, minha gente!

Nossos cantores; nossa música, (se é que podemos chamar de música) é um fiasco! Antigamente, os cantores eram realmente cantores; tinham talento! Hoje, qualquer “marreco” é cantor; qualquer “cacatua” faz melhor que muitas! Nós admiramos seres que cantam pelo nariz e gemem descontroladamente nos palcos da Vida! E o CONTEÚDO?? Meu Deus! Hoje nem letra precisa ter! Inauguramos um novo linguajar daqueles que “querem Tchú ou querem tchá”; dos “tchê, tchêrêrê, tchê, tchê...”; dos “tchu, tchu, tchu e tchá, tchá, tchá”! E vai por aí a fora! Nós valorizamos o mercado PIRATA; compramos tudo dele! E aí, aqueles cantores verdadeiros estão abandonando a carreira, pois não dá pra competir com esse “lixo sonoro” que compramos hoje em qualquer gueto espúrio! É minha gente amada! Nós estamos perdidos!!!

Poderíamos passar o dia descrevendo a FUTILIDADE DA CULTURA nossa de cada dia aqui! Mas procurei trazer-vos apenas pequenos exemplos! Com toda essa pobreza cultural; essa alienação ideológica, os Casamentos estão “indo para o saco”! Mas alguém poderia me perguntar: “Pastor! O que o Casamento tem a ver com tudo isso?” Sim, senhoras e senhores! Estamos criando uma Geração cada vez mais fraca de argumentos! Cada vez mais fraca de inteligência e destreza! Temos uma Geração que tem ojeriza a LEITURA! Somos a Geração do “fast food”! Os nossos Gênios que ainda resistem não recebem outro incentivo a não ser o “título” de “nerds”! Os PENSADORES estão sendo expulsos das Comunidades! Ninguém pode ter uma opinião diferenciada! Nossos Adolescentes e Jovens vão pra fila do Show dos “bizarros” uma semana antes do evento, mas perdem a hora do ENÉM!

Por estas e muitas outras razões, nossos Jovens chegam despreparados no Casamento! Não há interesse em transmitir um LEGADO! Como pode uma menininha que cresce assistindo novelinhas infantis, onde a sexualidade e as competições são ensinadas abertamente para as Crianças, estar preparada para um Casamento? Como podem, respondam-me os Amigos, um Adolescente que passa uma semana na Fila de um Show de um “bizarro” qualquer, estar pronto para encarar as dificuldades da convivência Conjugal? Respondam-me como pode um Jovem que assiste Crepúsculo, estar preparado para viver uma relação séria? Como podem os Casamentos suportarem os “Play Station Boys”?! Como podemos ter Casamentos duradouros com tanto consumismo e hedonismo sendo ensinados pra essas Crianças, Adolescentes e Jovens? Respondam-me Pais e Mães!!

Como Pastor eu tenho estado preocupado com tudo isso... Tenho um Filho de dez anos! Ele está crescendo no meio de toda essa “Babel” insana! E até para aqueles que, como eu, ainda resistem em resgatar alguns dos valores que se perderam, a coisa é complicada, pois como lutar contra essa correnteza?! Como podemos lidar com as novas modas e tendências que surgem a cada dia? Eu como Pai fico frustrado ao ver nossas Crianças entrando por caminhos tão complexos e tempestuosos e a infância sendo perdida; sendo agredida dessa forma! Precisamos voltar, queridos! Precisamos recuperar alguns Valores que se perderam em nossas Famílias! Pais, Mães, Familiares, Professores, Pastores precisam trabalhar juntos nesse Grande desafio de recuperar a “sanidade” desta Geração! Por Lares mais ajustados e Casamentos mais duradouros e Felizes!

Precisamos gastar mais tempo com o diálogo, com o ensino; ir à busca da dignidade e do tempo perdidos! Precisamos permitir que nosso carácter seja tratado e mudado; nossos valores e prioridades sejam redirecionados! Precisamos resgatar os Bons costumes e o respeito; ensinarmos nossos filhos a lidar com os desafios da convivência com integridade e equilíbrio! Precisamos trazer Deus e sua Palavra pra nossas “Reuniões familiares”! Procuremos ajuda; busquemos soluções; LUTEMOS POR NOSSAS FAMÍLIAS, queridos(as)! Ainda há tempo pra reverter esse caos! Eu tive o privilégio de ter sido criado num Lar de Valores bem definidos e disciplina aplicada! E luto todos os dias pra manter o meu Lar hoje em harmonia com a Palavra de Deus e com o bom senso! Mas isso não se conquista com descaso e inércia! Precisamos agir!

Eu oro todos os dias por Lares que nesta hora estão sendo solapados e destruídos! Por Casamentos que estão em conflito e desarmonia constantes; pelo Amor que morreu em muitos casos; Pelo respeito e Paixão que desapareceram! Oro por Pais que perderam completamente o controle sobre os filhos; que não conseguem mais aplicar a disciplina e educarem seus filhos! Por Filhos que estão sendo tragados pelo sistema desse mundo; tragados pelas modas e tendências; pela dependência química e pelo desvio de conduta e comportamento! Gente! A coisa está muito mais séria do que imaginamos! E se você está gabando-se de não estar vivendo essa realidade; ignorando os fatos desse Artigo, quero lhe avisar que você pode acabar num pesadelo interminável como muitos! Mas eu creio na mudança e na Transformação dos Lares! Nosso Deus pode mudar TUDO!

Que Deus nos ajude, amados(as)! Que Ele nos dê sabedoria e Graça para podermos BUSCAR AO SENHOR; nos voltar para a Sua Palavra! Procure em Deus a Vitória que você precisa e saiba que Ele te ama; ama a tua Família e quer abençoar vossas Vidas! Estaremos sempre orando por vocês!  Um forte abc à Todos e fiquem na Paz!

Pr. Paulo Giovane-MS. ><> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário