domingo, 11 de novembro de 2012

Êita Reforma Bôa!!!!


Olá queridos Amigos Internautas!! Paz Perfeita vos seja Multiplicada neste dia! Como sempre, é uma honra poder ocupar este espaço com muito amor e respeito para trazer-vos a Santa Palavra de Deus! Obrigado por cada um dos Amigos que nos acompanham aqui! Deus vos abençoe sempre! E já vou avisando que este Artigo é bem longo, viu? Creio que o maior já digitado aqui até agora, mas, cremos que você será muito abençoado por ele!
Como todos sabem, hoje, 31 de Outubro, nos lembramos da REFORMA PROTESTANTE. Ah, Martinho Lutero! Tu tinhas que ver no que deu!! Mas... Vamos lembrar do que se trata:

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os CINCO SOLAS.

Os cinco solas são frases latinas que surgiram durante a REFORMA PROTESTANTE. E são os princípios fundamentais desta Reforma em contradição com o ensinamento da Igreja Católica Romana da época. A palavra latina "sola" significa "somente" em Português. Os cinco solas sintetizam os CREDOS TEOLÓGICOS BÁSICOS dos reformadores, PILARES os quais creram ser ESSENCIAIS DA VIDA E PRÁTICA CRISTÃ. Todos os cinco implicitamente rejeitam ou se contrapõe aos ensinamentos da então dominante Igreja Romana, a qual tinha na mente dos reformadores usurpado atributos divinos ou qualidades para a Igreja e sua hierarquia, especialmente seu superior, o Papa.

Os CINCO SOLAS são:
Sola fide - (somente a fé);
Sola scriptura - (somente a Escritura);
Solus Christus - (somente Cristo);
Sola gratia - (somente a graça);
Soli Deo gloria - (glória somente a Deus).

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.
O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o PROTESTANTISMO.

Bom. Longe de mim bulir na História ou criticar quem teve a ousadia de romper com as tradições religiosas e o “engessamento cristão” para realizar essa REVOLUÇÃO Reformadora que culminou no Protestantismo! Não estou aqui para ser sarcástico e nem desrespeitoso com nossa história, mas, não podemos negar que Martinho Lutero tinha que ver no que deu essa Reforma! Depois de muita luta, de muitas perseguições, de tanto sangue derramado e de tanta dedicação e esforço dos pais da Igreja... Chegamos ao nosso século, “orgulhosos” de sermos Protestantes! Na verdade, eu acho é que estamos de carona nesse bonde!

Hoje, talvez alguém ouse se gabar, mas a VERDADE é que estamos CARENTES DE OUTRA REFORMA! Temos que reconhecer que a Igreja Protestante tem crescido; temos visto muitas almas se rendendo aos Pés de Jesus e as Igrejas Protestantes se multiplicam no Brasil e no mundo, mas, estamos longe dos CREDOS TEOLÓGICOS BÁSICOS da REFORMA! Como pudemos nos afastar tanto!!? Evoluímos? Nada! No objetivo de reformularmos o que não precisava de emendas, nos afastamos da SIMPLICIDADE! Criamos um Protestantismo Pirotécnico! Uma “ILHA DA FANTASIA PENTECOSTAL” onde muitos vivem do engodo!

Se os Fundadores da Igreja estivessem conosco, teriam um infarto! Devem estar se revirando em suas covas! Pois o que vemos no Protestantismo hoje é lastimoso! Deixamos de Protestar e agora, concordamos com tudo; seguimos a onda do sucesso rápido! Longe de ser repetitivo, mas sem deixar de ser, deixamos de tratar o Pecado como Pecado! Estamos “Vendendo Indulgências” de maneira mais sofisticada! Hoje temos até “maquininhas de cartão” nos nossos cultos pra quem quer fazer uma doação pra Igreja ou apenas dizimar! Nossas Igrejas viraram grandes Centros de Entretenimento e as pessoas são convidadas não para Conhecer Jesus, mas para participarem de um SHOW!

Nossas crianças são tiradas do Culto para serem engambeladas e distraídas por gente despreparada e sem Comunhão com Deus, onde nas “salinhas” lhes são impostas filmes e desenhos, muitas das vezes, não cristãos; um verdadeiro modelo de falta de compromisso e Visão do Reino de Deus! Nossos Adolescentes para serem “atraídos” são levados a “matinês” disfarçadas de culto, onde se dança de funk a forró! Nossos Jovens não oram mais, não pregam mais; não poucos deles já nem carregam a Bíblia pra Igreja! Do Culto, vão pras “baladas” onde ninguém é de ninguém! Nossos adultos, estão lá. Parados. Aguardando alguma coisa que não sabem bem o que é! Os nossos velhos, frustrados com as inovações... Ainda ouvimos burburinhos de alguns que resistem às novas tendências! Mas o que são eles diante desse grande elefante chamado CONTEXTUALIZAÇÃO?!

E o que dizer de nossos Líderes? Nossos Líderes, como os que rejeitaram a Lutero, seguem ORGULHOSOS demais pra ouvir os “reclames” da ralé! Estão ocupados demais nas suas salas climatizadas; nos seus carros luxuosos; nos seus jatinhos... Em suas “reuniões de prosperidade”, eles “sacodem” o Povo, manipulam as Massas! E quem ousa discordar é congelado ou cozido ao “banho Maria”! Não se prioriza Vidas; agora o lance do momento é administrar coisas! E aí, seguimos errantes neste emaranhado de emoções contraditórias e infames! Pra se ter alguma atenção destes, só tendo algum “cascalho” ou sendo influente; do contrário você não recebe nem um cumprimento; nenhuma atenção! Escolhem quem lhes é útil aos seus “Planos de expansão”; os seus discípulos e cooperadores não podem pensar nem discordar, apenas executar; pois precisam ser leais à Visão e ao Líder! Um “viva” aos nossos “coronéis”!!!

E os nossos Cultos?? Ahhh... Alguma coisa semelhante ao que o Povo de Israel oferecia a Deus no Capítulo Primeiro de Isaías seria um elogio! Nós somos melhores! Conseguimos superar em desagrado ao Povo daquela época! Hoje, usamos Show de Luzes; Temos música pra quebrantamento; temos templos climatizados e confortáveis com amplo estacionamento e tudo mais! Temos até Templos com Mini Shoppings e Praça de Alimentação! Temos TUDO, mas não temos Deus! Temos tecnologia de ponta, mas não temos Unção! Temos tanta emoção nas canções, mas não temos Quebrantamento! Temos tanta ênfase nas palavras, mas não temos Conversões! Temos tantas mudanças e melhorias, mas não temos TRANSFORMAÇÃO de Vidas! O que temos de melhor são "piriguetes gospeis" ; passarela de moda; tendências comportamentais; lascívia e desrespeito ao lugar de Culto ao Deus que é Santo!... Inovações que revelam o desespero da necessidade da Autoafirmação e que revelam nossa “parceria” com o mundo!

Nossos hinos hoje, são verdadeiras “Batalhas Campais” onde “quem te humilhou, será humilhado!” “Quem te viu caído agora vai ter que te aturar sorrindo!” “Quem te desprezou, verá você no Palco sendo aplaudido de Pé!” Nós estamos em constante batalha entre os crentes! É um querendo e buscando ser melhor que o outro! Estamos na busca desesperada pela honra e pelo reconhecimento e, nesse campo de batalha, amor é coisa dispensável! Ninguém liga de puxar o tapete um do outro e assim vamos nessa “Carroça da Luxúria”! Abandonamos os Hinos Sacros; esquecemos aqueles cânticos que tinham letras inspiradas por Deus! Que sacudiam a alma e o coração e não o corpo! O que temos hoje é ritmo e mais nada! Barulho de “Latas vazias”! Estamos no Mercado agora, gente!! O interessante é ser “comercial” e não espiritual!

Diante de todas essas atrocidades, o Espírito Santo, (Lembram-se dele?), está longe... Entristecido! Isolado de tudo, pois diante de tantas oportunidades e sensações a serem exploradas, não temos mais tempo para Ele em nossos Cultos; em nossas Vidas; em nossas casas... NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE PRECISAMOS URGENTEMENTE DE UMA REFORMA PROTESTANTE! Não há dúvidas de que estamos à beira do Caos total e, longe de ser apocalíptico, trágico e pessimista, estamos vivendo prestes a um COLAPSO TOTAL da Instituição Evangélica no mundo! Querem confirmar isso? Olhem para o Berço da REFORMA! A Europa hoje somos nós amanhã em termos de espiritualidade e Avivamento! Não é pra menos que a cada dia mais e mais são os levantes contra a Igreja, através da Política, através de ativistas e tantos mais! Abandonamos os ENSINOS BÁSICOS DA REFORMA! Precisamos voltar Urgentemente aos “CINCO SOLAS”!! E olha que estou resumindo a situação, pois ei que muitos que vão ler esse artigo ainda vão trazer muito mais do que está acontecendo no meio Protestante!

Hoje, 31 de Outubro, Dia da Reforma Protestante, não temos muito que comemorar! Devíamos seguir os conselhos de Deus através de Joel: “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.” Jl. 2: 13. Devíamos voltar ao Primeiro Amor e observância da Palavra de Deus! Sei que tudo esse PROTESTO poderá ser insignificante diante de tamanha necessidade; sei que posso estar sendo execrado agora, neste exato momento em que você, Amigo leitor, medita nessas linhas de desabafo desesperado! Mas, não posso negar nossas origens Protestantes! Hoje, 31 de Outubro, deveríamos visitar um túmulo onde JAZ o PROTESTANTISMO! Pois os Profetas de Deus estão sendo podados e desprezados na Casa do Senhor! Precisamos urgentemente da REFORMA PROTESTANTE!

De uma REFORMA que nos leve de volta a Deus; que nos faça reconhecer nossas misérias e nossa omissão diante de tantas necessidades! Precisamos de uma REFORMA que nos desperte a sermos aquilo para o qual Deus nos chamou! Que nos transforme em ganhadores de almas para o Reino de Deus! De uma REFORMA de VALORES E DE CARÁTER! Precisamos de uma REFORMA GERAL e que nos faça retornar ao PROTESTANTISMO de RAIZ! Hoje, 31 de Outubro, não somos dignos de celebrar! Não podemos nos gabar de ter feito algo a mais que nossos pais! No tempo deles, não se tinha a parafernália tecnológica que temos hoje! No tempo deles, se percorriam distâncias absurdas e desumanas para se levar Santa Ceia a UMA Alma! No tempo deles, se derramava sangue e se dava a vida pela causa do Evangelho! No tempo deles, se derramava lágrimas! No tempo deles se estudava a Bíblia em busca de mensagens Reveladas por Deus e não pelo Google! No tempo deles, havia TEMOR a Deus! No tempo deles, havia mais Amor...

Que Deus nos ajude, amados! Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê a Graça de nos levantarmos e sermos o que Ele nos chamou pra ser! Nosso objetivo aqui será alcançado se, pelo menos, um crente for despertado! Nosso objetivo aqui é tornar visível a Vontade de Deus aos corações que clamam por uma RESPOSTA em tempos tão difíceis! Nosso objetivo aqui é fazer você refletir na Real necessidade do Reino de Deus! Neste Reino, não há lugar para luxúrias e nem disputas! Não há lugar para orgulho e nem vanglórias! Nesse Reino não há lugar para mentiras e politicagens! No REINO DE DEUS só há lugar para “LAVADOS E REMIDOS NO SANGUE DE JESUS! Se estivéssemos Vivendo essa REFORMA, poderíamos agora dizer: “ÊITA REFORMA BOA!!! Fiquem todos na Perfeita Paz de Cristo!!

Pr. Paulo Giovane-MS. ><>

Um comentário:

  1. Pr.Paulo,verdadeiramente o sr.tem sido usado por Deus para nos trazer palvras de que tanto precisamos nos últimos dias...Tudo que acabei de ler sobre a nescessidade de uma nova Reforma concordo plenamente...Irmão,hoje realmente vemos igreja cheias de pessoas fúteis que não se importam mais em pregar o evangelho genuíno..não se importam mais uns com os outros...os jovens estão desse jeito mesmo(digo porque tenho dois em casa),não levam mais a Bíblia para a igreja,brigam entre si,ler a Bíblia agora é coisa rara,orar então nem se fala...Eu congrego em uma igreja em que os jovens estão sem liderança...EBD não vão mais porque estão achando massante..é luta fazer com que os meu vão,porque além deles não vaõ mais nenhum e o pior não há uma cobrança...Passei por uma cirugia para retirada da metade de um pulmão por causa de um câncer e em nenhum momento trouxeram em minha casa sequer a Ceia do Senhor para que eu pudesse participar...Só vieram me visitar porque meu esposo foi cobrar do líder da igreja...Muito triste isso tudo que está acontecendo..mas é aquilo que o irmão falou no seu texto:quem tem uns "cascalhos" são visitados,são levados ao púlpito para trazerem muitas das vezes palavras vazias...Engraçado que o dízimo e as ofertas mesmo com o membro sumido continua-se recebendo sem cerimônia.Cheguei a conclusão de que tenho que colocar minha vida no altar ,e aguardar a volta do Senhor Jesus...Estou procurando uma outra igreja para congregar mas confesso que está difícil, pois estão todas iguais..é muito show,muita gente querendo fazer coisas para aparecer para o homem e Deus está ficando totalmente esquecido.E que venha a nova reforma!!!

    ResponderExcluir