domingo, 23 de junho de 2013

Tem Cuidado de Ti Mesmo...

É impressionante como o tempo transforma as pessoas! Como tudo sofre com a ação do tempo, beleza, formas, carácter, temperamento, maturidade, crescimento... Tudo na Vida é transformado de alguma forma pela ação do passar do tempo! Pensando nisso hoje em meu devocional o Espírito Santo trouxe ao meu coração uma poderosa Palavra que quero compartilhar com vocês neste dia. Que o Espírito Santo possa, também, falar ao seu coração de maneira especial e que sejas tremendamente abençoado(a) através desta Palavra! Estou certo de que a leitura e a observação desta Mensagem podem mudar muitas coisas em tua Vida emocional, conjugal, profissional, social... Fazendo de você uma pessoa melhor, uma esposa melhor, um marido melhor, um profissional melhor, um namorado(a) melhor... Creio que, se você permitir, o Espírito Santo vai moldar a tua Vida e te abençoar ricamente, através desta Palavra, transformando o teu ser, mudando tuas atitudes e tuas perspectivas! Permita que Deus te faça tudo isso neste dia e receba o melhor que Deus tem pra tua Vida! Que Deus te abençoe, amado(a)!


Como já disse, é impressionante a ação do tempo sobre as pessoas e coisas na vida! Mas se tratando de nós, seres humanos, servos de Deus, a coisa é bem mais abrangente do que se imagina! Temos recebido inúmeros e-mails de pessoas reclamando de sua Relação Conjugal, do seu cônjuge; reclamando da Vida, dos Amigos, da Igreja, dos Pastores... Enfim, agente percebe que todo aquele momento de encantamento com o namorado(a), marido ou esposa; aquele encantamento com a Igreja ou com o pastor tal, passa com a ação do tempo e aí vêm as críticas, as imperfeições que se manifestam e se tornam cada dia mais evidentes e fortes, nos levando a uma situação de “desencanto”; de desapontamento total! É impressionante o número de pessoas; de crentes insatisfeitos e decepcionados com a Vida e com tantas outras coisas que encontramos por todo esse mundão de Deus! É gente amargurada, infeliz, azeda e negativa; pensando só em derrota e falando somente de tristezas e desventuras! Gente presa às decepções e frustrações da Vida; gente amarga, triste e sem perspectivas positivas na Vida!

Mas o tempo passa mesmo e nos proporciona algumas mudanças em nosso corpo, nosso pensamento e em nossas estruturas... Mudanças drásticas e profundas; tanto pra bem como para mal! O tempo pode fazer com que muitas coisas mudem em nossas Vidas! Opiniões podem ser mudadas, pensamentos, sentimentos, conceitos e decisões! O tempo pode exercer mudanças em nossos relacionamentos, personalidade, temperamento, carácter e atitudes! Podemos experimentar mudança também no nosso organismo, nossas medidas; nosso corpo pode e sofre transformações incríveis! Podemos mudar e as pessoas e coisas mudam mesmo; isso é um fato que não pode ser desprezado e ignorado! Mas, quero hoje vos fazer pensar neste Texto tão importante que nos serve de Tema hoje: “TEM CUIDADO DE TI MESMO!” Uma recomendação do Apóstolo Paulo ao seu Discípulo Timóteo na sua primeira Carta; capítulo quatro, versículo dezesseis. O Apóstolo sabia que o seu Discípulo estava diante de um grande desafio, que era pastorear a Igreja de Éfeso e deveria estar atento à ação do tempo em sua Vida e Ministério!

O que agente aprende com essa recomendação do Apóstolo Paulo ao pupilo Timóteo? Depois de nos conscientizar de que somos passivos de mudanças involuntárias em diversas áreas de nossas Vidas e que podemos ajudar nessa transformação para melhor ou podemos ser apenas “passageiros” nesse “Vagão da Vida”, precisamos entender que as mudanças são necessárias e nos desafiam a ter cuidado com muitas coisas e com muitas áreas de nossa Caminhada Cristã! Queridos! Ou nos despertamos para isso, ou caímos na cilada de vivermos frustrados com a Vida! Isso é muito sério, pois pela falta de observar isso na Vida, muitos estão vivendo amargurados hoje! O moço Timóteo estava num “Teste de fogo” na direção da Igreja de Éfeso e a coisa lá não era fácil! Os religiosos e aqueles que “envelheceram na religião” não davam moleza para o rapaz! Os ricos, os jovens, os obreiros... A “galera” estava dando trabalho para o Menino e em virtude de sua dedicação total, aconselhada também por Paulo, o tempo começou a exercer uma Ação de força sobre o “Gurí”! E aí, o que fazer diante dessa situação inusitada? Correr?

Não! Era preciso encarar o processo! De que forma? “TENDO CUIDADO DE SI MESMO” antes de cuidar das demais! Preste bem a atenção, amados(as), pois não se trata de um conselho egoísta e medíocre, mas de uma questão de “sobrevivência” para Timóteo e para nós também! Vocês hão de concordar comigo que é bem mais fácil observar a falha dos outros; é bem mais fácil olhar para os defeitos dos outros e para as imperfeições da Vida! Somos assim! Mas o Apóstolo Paulo diz ao seu discípulo: “Olhe para você, meu filho!” “Cuide de sua Vida e de seu corpo!” “Antes de cuidar da Igreja e dos demais, cuide de você mesmo!” Entenderam, queridos(as)?  Deus nos deu o privilégio de sermos “Templo do Espírito Santo”, e isso deve ser considerado por cada um de nós! Devemos cuidar das nossas mentes; da nossa Vida; dos nossos relacionamentos; cuidar do nosso Corpo, pois muitos problemas poderiam ser evitados se nós agíssemos assim! Mais uma vez vos digo: “SOMOS TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO; DEUS HABITA EM NÓS!”  Precisamos estar atentos à esse fato e começarmos a caminhar rumo a uma mudança profunda e radical!

Quantos desleixados consigo mesmos? Quantos ignorando essas necessidades de cuidado com suas Vidas e seus Relacionamentos, acordaram num pesadelo? Quantos hoje amargam na Vida por não terem recorrido à esse Conselho de Deus?! Mas te digo que ainda há tempo e condições pra Você, amado(a)! Se você está lendo esse Artigo, você PODE SIM, MUDAR e passar a cuidar mais de você mesmo(a)! Deus me usa aqui agora para te dizer isso com toda ousadia e sem medo de errar! Passe a cuidar de sua mente; daquilo que você vê e ouve! Passe a cuidar do que você fala; de suas amizades; com quem você anda e compartilha sua Vida! Passe a cuidar de seus sentimentos; evitando toda raiz de amargura na sua Vida! Passe a cuidar de sua Saúde; investindo em exercícios físicos e alimentação mais saudável! Passe a cuidar de sua APARÊNCIA! Compre novas roupas; troque aquele perfume que você sempre usa e te faz lembrar-se de coisas passadas! Dê um “UP” em sua Vida, querido(a)! Faz quanto tempo que você não dá uma olhada no espelho e se acha legal? Já parou para pensar nisso? E aí crente?

Você que reclama que seu esposo não lhe procura mais; não te dá mais atenção... Já pensou nisso? Você que acha sua esposa desmotivada na Relação já pensou nisso? Dependendo do que os olhos vêem constantemente, não dá pra se empolgar mesmo! Você não tem cuidado de você, Mano(a)! Está sempre preocupada com os outros e não olhas pra tua Vida e tua aparência! Tá na hora de mudar isso! Atente para o Conselho do Apóstolo Paulo: “TENHAS CUIDADO DE TI MESMO!” Teu corpo é Templo do Espírito Santo e não podes permitir essa decadência em tua Vida; essa estagnação! Tá na hora de MUDAR; de dar uma Virada nessa situação e resgatar alguns valores que se perderam com a ação do Tempo! Tá na hora de mudar; de dar uma revitalizada em tua Vida e buscar melhorias! Olhe pra você e veja o que precisa mudar, pois todas as mudanças que queremos que o mundo à nossa volta nos proporcione, deve começar por nós! Se você não se propõe a mudar, NADA muda; tudo continua na mesma e pode piorar ainda mais se você não tomar a atitude certa! Portanto, erga-te e parta para uma Ação Renovadora hoje!

É incrível como as pessoas se desleixam com o passar do tempo! Vivem no pensamento de que, se já pescou o peixe, joga-se a vara fora! Relaxam na aparência; no asseio com o corpo... Maridos que não fazem mais barba; não se cuidam mais; não têm prazer de vestir uma roupa legal... Mulheres com aquele “Cabelo Bandido”, que, quando não está preso, está armado... Com odores de cebola e alho, parecendo um pote de tempero... Ninguém investe em algo diferente e reclamam que o mundo à sua volta não muda! Como veremos mudanças se não agimos de alguma forma para que as coisas venham a mudar?! Estamos sempre reclamando e questionando a Vida, mas não nos propomos ainda a fazer algo; a fazer a parte que nos cabe para que a Vida melhore e nos traga respostas melhores! Tudo o que temos semeado são espinhos e cardos e queremos que a Vida dê um jeito de nos devolver flores!? O que é isso? Tá na hora de compreender o que Deus te fala nesta hora, querido(a)! Tá na hora de começar a mudar seus conceitos e passar a entender o sentido; o Propósito de nossas Vidas que é ser Templo de Deus aqui!

Deus só “habita em meio em meio a louvores”! (Sl. 22: 3). Ele não pode habitar num Templo cheio de mágoas e ressentimentos; cheio de injúrias e tantas reclamações! Entenda isso em Nome de Jesus! Mude sua Vida tomando atitudes diferentes nos diversos ambientes de sua Vida e você verá que Deus vai começar a agir na Transformação de teu Casamento, na tua Vida Profissional; nos teus Projetos... Tu és Templo do Espírito Santo; não permita que o diabo e seus levantes mudem isso em você, amado(a)! O teu Milagre está em tua Casa; dentro de você! “Mas, pastor! Tenho feito de tudo e mais um pouco e nada muda!” Calma! Dê tempo à semente! Deixe Deus agir agora, pois tudo tem um tempo pra acontecer! Você não pode esperar que depois de tanto ignorar algumas verdades em tua Vida, as coisas aconteçam de imediato! Vamos persistir na renovação e nas mudanças e esperar que Deus faça a parte dele, e, esteja certo(a) de que Ele o fará! Vamos mudar? O Espírito Santo de Deus me manda te fazer esta pergunta agora! Você está disposto(a)? Vamos recomeçar? E aí topas ou não? Qual será tua atitude imediata?

Creio de maneira muito firme de que Deus me usa aqui para proporcionar à Você uma Mudança radical e significativa na tua Vida! Creio que Ele está nos dirigindo nestas Palavras para que tu assumas a posição de Príncipe ou Princesa de Deus; que retomes tua Caminhada; que reformules tua Via e voltes ao Primeiro Amor! Nada pode te impedir de assumir tua posição de Templo do Espírito Santo; de Casa de Deus! Que Deus te abençoe, querido(a)! E que tu consigas VER; que consigas perceber o que e onde cabe mudanças em tua Vida e que Deus te abençoe de maneira muito especial neste dia em que lês este singelo Artigo! Esteja certo(a) de que estamos sempre intercedendo por tua Vida e Família, viu? Nosso desejo é que em tudo te vá bem, como bem vai a tua alma! Um forte abraço deste vosso Mano carioca que louva sempre a Deus por vossas Vidas e, que tem o maior prazer de tê-los como Amigos! Estamos juntos e seguiremos juntos na Presença de Deus! Um forte abraço, contem sempre conosco e fiquem debaixo da Poderosa Graça de Jesus Cristo, Senhor e Salvador nosso! Graça e Paz!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MT. ><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário