terça-feira, 19 de dezembro de 2017

❝Eu TAMBÉM estou pensando em me matar!❞

Olá queridos! Paz Perfeita vos seja Multiplicada neste dia que nos fez o Senhor! É sempre uma Benção poder vir aqui para expressar nossa posição para a Igreja de Cristo, e para aqueles que buscam uma direção em meio a esse mundo perdido e sem paz! Logo, peço aos irmãos que leiam TODO o Artigo, para que não me apedrejem por partes e não pelo todo! Já, de antemão, quero deixar bem claro que não estou aqui para julgar e condenar ninguém! Mas não serei aqui "politicamente correto" com minhas palavras, pois todos Amigos que nos seguem aqui, sabem que não somos assim! Mas quero aqui afirmar, que como pastor, "EU TAMBÉM ESTOU PENSANDO EM ME MATAR!"


Dias atrás fomos tomados de assalto com os noticiários que nos trouxeram a tragédia da morte de dois pastores; um no Rio de Janeiro, e outro no Paraná. O do Rio, eu conhecia; o outro, não! As circunstâncias das mortes estão levando muitos a julgar, a condenar... E tudo isso é perigoso, pois precisamos ter e dar uma posição bíblica para as situações! Por um lado, precisamos realmente conhecer as circunstâncias das mortes; saber se de fato, se tratam de suicídios! Do outro lado, mesmo que for, precisamos manter a calma, mas sem abrir mão daquilo que a Bíblia diz sobre os que dão cabo da própria vida! Segundo a Bíblia, ninguém tem o direito de tirar a própria vida; só Deus!

Realmente, a vida de pastor não é fácil. Lutamos a vida inteira. Desde que me dei por gente, nascido e criado aos pés de uma mesa de Círculo de Oração, dentro da Igreja, a gente sofre, sabem? Hoje, aos 47 anos de idade, ainda não alcancei tudo que almejo.... Frustrado?! Não.... Apenas um sentimento de que a Vida é Grande demais pra ser pequena! Temos pouco tempo, quando enxergamos a grandiosidade da Obra e da Vida, sabem?! É triste isso, mas, se acharmos que estamos aqui pra resolvermos o mundo! Mas se entendermos que estamos aqui para darmos uma contribuição.... As coisas podem mudar de figura! Mas, em via de regra, vida de pastor é luta mesmo!!!


Alguém aí foi enganado por Deus?!? Não, né?! Ministrando esse final de semana numa Reunião de Ministros em nossa Matriz, antes de tudo isso acontecer, Deus nos deu uma Palavra aos Obreiros ali presentes. Na ocasião, eu dizia aos presentes que Deus nos Chamou e não nos enganou! Fomos Chamados para abrir mão de tudo mesmo! Inclusive DA VIDA!!! Por isso, EU TAMBÉM ESTOU PENSANDO EM ME MATAR!!! Inclusive, antes que eu realmente me mate!!! O que tem de errado aqui?!? Nada!!! Penso que Ministério, antes de tudo é RENÚNCIA! Renúncia de quê?! Renúncia da Vida; dos bens; do reconhecimento; do mérito; .... Devemos renunciar, inclusive, a auto piedade, sabem?!

Irmãos! Não sou dono da verdade e nem estou me candidatando a ser, mas digo aos amados que o sofrimento do pastor é inevitável! Não há nenhuma novidade nisso! Nossos pioneiros, não andavam de carrões como hoje; não moravam em casas em beira de praia; não tinham roupas de marca e nem relógios caros! Os pastores pioneiros, andavam à pé; distâncias incríveis para levar ceia às ovelhas enfermas! Quando a coisa estava boa, eles tinham uma mula; um cavalinho emprestado.... Muitos pastores hoje ainda têm essa vida! Ser pastor, é sofrer pelas ovelhas! Ou não?!? Sim! Sofremos pelas ovelhas, pela Obra... Embora eu creia que o sofrimento não é o desejo de Deus!


Não é o propósito de Deus para vida dos pastores! O Propósito de Deus para os pastores é que sejamos bem-sucedidos em tudo o que fizermos! Mas o sofrimento, este pode ser inevitável! E é por isso que EU TAMBÉM ESTOU PENSANDO EM ME MATAR! O sofrimento pode ser inevitável, porque as cabeças diferem uma das outras! Somos diferentes na maneira de pensar e encarar a vida! O que é sofrimento pra uns, pode não ser pra outros! E essas diferenças, causam sofrimento! O sofrimento pode ser inevitável, por causa da nossa inabilidade de lidar com O CHAMADO MINISTERIAL! A gente confunde tudo! Pensa que Chamado é status, carreira, vida boa, carros, casas, igrejas...

E isso também causa sofrimento quando deparamos com a REALIDADE do Ministério! O sofrimento pode ser inevitável, quando não aprendemos a lidar com as ovelhas que Deus nos confiou! Muitos pastores ignoram as condições do Rebanho! Isso também causa sofrimento! O sofrimento pode ser inevitável por causa da nossa teimosia em insistir em projetos que SÃO NOSSOS e não nos de Deus! O sofrimento pode ser inevitável por causa da nossa soberba; a gente se ensoberbece quando Deus nos prospera em algum momento da vida! O sofrimento pode ser inevitável por causa do nosso orgulho; da nossa pobre prepotência; por causa da perda do foco!... Pastores sofrem!!!


Nós pastores sofremos mesmo! Isso é fato! Não há nenhuma novidade nisso, repito! O pastor que não está disposto a sofrer, não recebeu um Chamado legítimo! Não entendeu corretamente a Chamada! Mas o sofrimento dos Pastores é recompensado pelo Senhor da Obra! O sofrimento é recompensado, quando não nos SUPERVALORIZAMOS! É recompensado quando sofremos pela CAUSA CORRETA!!! Quando nos voltamos para Deus em humilhação e saímos do automático; das ministrações automáticas; da vida automatizada! Pastor! Deus te Chamou!!! Há Recompensa para ti! E essa Recompensa está nas Mãos do Deus que nos Chamou!!! Nosso Galardão está no céu, amém?!?

O sofrimento vem quando nos esquecemos disso e criamos expectativas erradas; em coisas perecíveis da vida; nas coisas passageiras; no luxo; na vanglória!... Por isso, EU TAMBÉM ESTOU PENSANDO EM ME MATAR!!! E eu, como pastor, exorto aos Companheiros que, também, SE MATEM!!! Mas se matem para esse estilo de vida CONSUMISTA e HEDONISTA, que muitos pastores por aí assumiram! Esqueceram que os "Levitas" não têm direito à Herança no meio dos Filhos de Israel! Quem cuida de nós é O Senhor que nos Chamou! Vejo que depois dos ocorridos com os pastores, muita gente se voltou a dizer: "Cuidem dos vossos pastores! Amem os vossos pastores!"


Tudo isso é válido! A Igreja precisa mesmo cuidar e dar condições ao pastor para que este exerça seu Ministério EM FAVOR DA MESMA IGREJA! E não em favor de si mesmo! Todas essas palavras de cuidado são boas, mas nos levam à MELANCOLIA de sentirmos pena de nós mesmos e nos sentirmos injustiçados pela igreja! E eu pergunto: Onde está a injustiça?!? Desde quando o sofrimento do pastor é uma injustiça?!? Pergunto ainda: Quem seria aqui mais injustiçado do que o nosso Senhor e Salvador Jesus foi?!? E Ele não se defendeu em nenhum momento! E quando Pedro disse que Ele tivesse dó de si mesmo, foi imediatamente repreendido!!!...

Pois Jesus viu nas palavras de Pedro o propósito do diabo em desviá-LO do verdadeiro FOCO - A CRUZ!!! Portanto, amados! Nenhum sofrimento está fora de nosso Campo de Ação! Digam o que quiserem! Podem me apedrejar; podem criticar; podem fazer o que quiser! Não me sinto injustiçado! Mesmo quando sofro! Entendo que tudo isso faz parte de algo que Deus requer de mim mesmo! É coisa entre eu e Deus! Deus sempre me faz triunfar em Cristo; disse o Apóstolo Paulo! "Em Cristo", significa escondido n'Ele! O problema, é que tem gente tão grande; que se acha tão grande, que não acham necessário estar "Em Cristo"! Escondidos em Cristo, os Pastores Triunfam em TUDO!!


Concordar com essa "onda de histeria melancólica" referente ao Ministério Pastoral; com essa "injustiça" que fazem aos pastores, é culpar as ovelhas! É colocar sobre as ovelhas aquilo que JESUS TIROU DE SOBRE ELAS - A Culpa! Quando todos sabemos que o grande culpado nessa história é o diabo que atua em muitas esferas! Quando não é o diabo, são as coisas ruins que ainda estão dentro de nós, pastores! Por causa dessas coisas sofremos mesmo! Não tem jeito! A Unção de Deus não nos é suficiente, pastores?!? A Graça de Deus não nos satisfaz mais?!? O Cuidado d'Ele por nós não nos basta?!? Estás se sentindo sozinho?!? Jesus também se sentiu! Ele, também!!!

EU TAMBÉM ESTOU PENSANDO EM ME MATAR! Mas quero morrer para tudo isso que está errado no Ministério Pastoral! Quero morrer para esse conceito errado de Triunfalismo; de Infalibilidade do pastor! Quero morrer para o orgulho; para a luxúria; para a ambição de ser maior e melhor que os outros! Quero morrer para o pecado; para a Prostituição! PROCURE AJUDA, PASTOR!!! Não se faça de Super-Homem! Deixe que as pessoas vejam as suas fraquezas, as suas necessidades! Nós não precisamos convencer ninguém de nada!!! Deus quem nos justifica!!! NÃO FAÇA DA MORTE FÍSICA A SUA ÚNICA ALTERNATIVA! DEUS TEM A SOLUÇÃO PRA SUA VIDA!!!!


Minhas sinceras condolências às famílias dos pastores que decidiram partir antes do Eterno os Chamar! Sei que é duro, mas segundo a Bíblia, foi um erro se essa situação se confirmar! Mas só Deus sabe o destino final destes! Suicídio é um instrumento do diabo para levar as pessoas ao inferno! Não tem jeito! Minha esperança, é que essa não tenha sido a situação dos nossos Companheiros! Esses homens, foram homens de Deus, mas falharam da pior forma, porque não deram chance à Vida! Decidiram algo que não tinham o poder para fazer! Que Deus tenha misericórdia de nós, pastores! Sigamos firmes, amados! Deus é conosco! SEMPRE!!! Abraço a todos!!!!

PASTORES!!! PROCUREM AJUDA!!! TEM SEMPRE ALGUÉM DISPOSTO E ENVIADO POR DEUS PRA NÓS AJUDAR!!!

Pensem a Respeito!!!
Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MS. ><>
Adna Naviraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário