sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Do Que Você REALMENTE Precisa?


Paz Perfeita seja Multiplicada aos queridos Amigos Internautas! É sempre bom estarmos aqui para juntos, compartilharmos da Palavra de Deus aos Corações! Que Deus seja sempre engrandecido por tudo o que nos tem feito! A Ele a Glória, Força, Louvor e toda Reverência! Louvamos a Deus pela Vida de cada um dos Amigos que tem nos ajudado na propagação da Mensagem nos dada por Deus! Cada click no sentido de compartilhar, pode salvar uma Alma do Deserto da solidão; do Vale das dúvidas; da Encruzilhada do abandono; da Caverna da angústia... Nosso alvo é trazer um alento aos Corações e Mentes, dando a estes a Voz dos sentimentos muitas vezes reprimidos e indecifráveis! Colabore repassando esta Mensagem e que Deus te abençoe! Louvo a Deus pela Vida de cada um que leva isso a sério e nos ajuda também em Oração! Fica aqui o nosso Agradecimento!

Eu estava pensando essa noite no quanto estamos envolvidos naquilo que nos falta. O quanto nos esforçamos para buscar ter; possuir e conquistar! É impressionante como o Mercado coopera com essa “fome” de consumo do povo oferecendo uma diversidade de quinquilharias e bugigangas que, na maioria das vezes não utilizaremos mais que uma ou duas vezes! Se você vai ao Shopping, na Feira, no Camelódromo ou qualquer outro centro de vendas ou exposições, lá estão as “tentações” ao desequilíbrio orçamental! E aí, na maioria das vezes acabamos cedendo às provocações e adquirimos “coisas” das quais não precisamos! Enquanto aquilo que realmente precisamos é protelado e deixado pra outra hora! Somos levados constantemente a essa rotina de adquirir; de comprar aquilo do qual não precisamos e vamos “entupindo” nossa vida dessas parafernálias!

Mas a coisa não para por aí! Na descida dessa ladeira íngreme da decadência racional e financeira, vem a Nova Geração, acostumada com a facilidade e com a coisa pronta! Os cidadãos do futuro estão sendo preparados para esta realidade e, a cada dia há menos investimento nas habilidades e no desenvolvimento das pessoas como GENTE! Estamos criando um “exército de robôs” automatizados e acostumados com os eletrônicos; cada vez mais desejosos e, em alguns casos, viciados em mais tecnologia e mais consumo! Quem já não viu um desses “soldadinhos” por aí barbarizando e envergonhando seus pais por alguma coisa que eles querem? E nessa busca louca, muitos chegam aos entorpecentes e à dependência química sem muito esforço! Estou eu falando algo exagerado aqui? Essa história se repete em muitos lares hoje!

Mas qual seria a orientação Bíblica para enfrentarmos e tratarmos essa situação de consumo excessivo e descontrolado? Qual seria o remédio para trazermos equilíbrio ao nosso coração e evitarmos essa “concupiscência dos olhos” que nos faz adquirirmos coisas, objetos, eletrônicos, roupas que não usaremos com tanta necessidade? O que fazer pra evitarmos essa aquisição descontrolada que, a cada dia, enche mais as nossas casas e ocupam espaços que deveriam estar livres? Como dizia um grande pregador do Evangelho no passado: “A Bíblia tem resposta!” Em Filipenses 4: 11 vemos o Apóstolo Paulo dizendo: “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.” Quantos de nós ainda precisamos aprender essa lição? Quantos de nós precisamos ensinar isso aos nossos filhos? E olha que não estamos falando de acomodação!

É diferente estar acomodado à miséria e a falta daquilo que realmente é necessário! Estamos falando de viver SATISFEITO com o que já se adquiriu na Vida; de ser grato! Você já percebeu que a criança por mais que você a agrade, ela sempre quer mais? Com esse sentimento infantil, muitos estão vivendo infelizes e angustiados na Vida! Paulo estava preso quando declarou essa frase inusitada: “Já aprendi a contentar-me com o que tenho!” Eu sempre digo que “ser feliz não é possuir tudo, mas valorizar aquilo que já se conquistou!” Você Amigo(a), entende isso? E Paulo vai mais além no versículo seguinte: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (vs 12). E ele conclui o pensamento dizendo: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece!” (13).

Estamos na contramão de todo esse ensinamento, pois não nos agrada a ideia de estarmos à quem da Sociedade; de ficarmos pra traz no “lance da competição” e da exposição daquilo que temos e podemos! Nosso sentimento de orgulho e prepotência é que gera tudo isso e anseia pela vitrine! Não admitimos, mas isso está dentro de nós! Queremos ser notados, e por mais que venhamos negar, nós estamos em busca do reconhecimento e da bajulação! Por isso não sessamos de nos “empanturrar” de quinquilharias e muambas! Estamos cheios demais pra perceber; orgulhosos por aquilo que já compramos nesse “mercado de emoções”! Nossas Igrejas estão deixando de ser lugar de CULTO A DEUS, pra ser o “Parque de Exposições” de nossas concupiscências, luxúrias e desvarios! Estamos criando um novo Grupo de “Rainhas da Sucata”; gente que anda mais enfeitado que árvore de Natal!

Quando não nos expomos a nós mesmo, expomos nossos filhos a esse “brejo de competitividade”! E não me digam que vocês não sabem do que estou falando aqui!! Ficamos ansiosos pela “oportunidade” no Culto, não para Adorar a Deus, mas para “mostrar” o quanto somos ‘abençoados’! Esforçamo-nos para entregar o dízimo, não para Honrar ao Senhor, mas para ser “aplaudido” lá na frente e termos chance de caminhar pelo “corredor da fama” para que todos vejam que somos “fiéis” e “prósperos”! Ou simplesmente para sermos lembrados pelo Pastor na época da escolha dos novos obreiros! Fala sério... Santa hipocrisia! Realmente somos uma Igreja de “propósitos”! Tudo que se faz, tem um objetivo bem sutil que trafega pela “Estrada da pretensão”! Estamos cheios em nós mesmos; carregados de tantas muambas e esquisitices que fazem com que o Espírito Santo não nos deseje mais!

DO QUE VOCÊ REALMENTE PRECISA? Você sabe? O Apóstolo Paulo descobriu isso numa situação absolutamente controversa àquilo que desejamos! Pois há um ABISMO gigantesco entre aquilo que queremos e aquilo que PRECISAMOS! Lá no fundo da cela, ele entendeu que não adiantava correr tanto só pra buscar a satisfação do Ego, quando a Verdadeira Alegria estava em sentir Deus nas mais variadas situações e circunstâncias! Ele aprendeu a SER FELIZ sem a dependência do Consumismo! Ele estava preso, mas estava LIVRE! Estou delirando? Com certeza, não, amados(as)! Apenas ampliando o entendimento daquilo que já conhecemos! Podemos ser felizes com o que já conquistamos; podemos ser felizes com o que Deus já nos disponibilizou! VOCÊ PODE SER FELIZ; isso é um fato!! Deus tem essa Benção pra sua Vida! Mas antes de ser feliz com a vida; seja feliz consigo mesmo(a)!

Como podemos ser felizes se conosco não estamos satisfeitos? Com tanta insatisfação com nossa forma física, altura, feição, cor dos olhos, com a pele, cabelos... Você já percebeu isso? Quem é alto, gostaria de não ser tão alto; quem é baixinho, compra aqueles sapatos com saltos de 15 cm para ficar o mais alto possível! Quem tem os olhos verdes, compram lentes azuis e quem tem olhos azuis, adquirem lentes amarelas; quem tem cabelo encaracolado, espicha-os e, quem os tem lisos, dá aquela encaracolada! Isso é uma “Babel” de sentimentos de insatisfação! Se estiver sol, reclamamos que não chove, mas, basta chover e tem gente reclamando da chuva! Se não tem ar condicionado, se reclama, mas se este está ligado, tem gente reclamando do frio! Pelo Amor de Jesus Cristo! Nossa insatisfação pessoal vira insatisfação com o meio em que vivemos! Isso tudo é luxúria e desejo de ter mais e mais!

Quero vos dizer nesta hora que só Deus sabe realmente aquilo que precisamos! Nós? Nunca estamos satisfeitos com o que temos e com aquilo que nos é dado! Não entendemos que é preciso “aprender” a administrar aquilo que já recebemos de Deus antes de desejarmos coisas maiores! Desperdiçamos oportunidades por falta desse entendimento e nos atolamos em dívidas e frustrações! Depois, queremos culpar a Deus ou aos Familiares e Amigos que não ajudam! Mas vos digo neste momento que Deus quer o melhor pra sua Vida e, para que você não desperdice oportunidades e recursos, Ele te prova; Ele te molda em situações e circunstâncias que você não quer viver; não quer passar! Mas aprenda com o Apóstolo e irmão Paulo, amado(a)! Aprenda a estar satisfeito com o que você tem hoje em tuas mãos! E seja Feliz em Nome de Jesus Cristo!

Você tem ideia do que, REALMENTE precisa? Você sabe do que realmente é necessário em tua Vida? Quero ousar aqui a dizer que você precisa de Deus! Você precisa da Presença d’Ele na sua Vida! Que precisa de sua Graça, Misericórdia e Perdão! Tu precisas mesmo é de ser cheio de Deus e não de muambas que só trazem prazer com data de validade! ACORDE!! Deus está falando contigo agora! Você está se empanturrando de bugigangas e está vazio de Deus! Suas mãos estão cheias de bolsas, mas vazias de Almas! Seu corpo está cheio de “adornos”, mas você está vazio(a) de Deus; vazio(a) do seu Espírito Santo! Isso vale mesmo a pena?! Pare pra pensar nisso e veja se realmente é isso que você busca, querido(a)! Estamos na busca da casa própria aqui e de mobiliarmos ela com os melhores móveis, mas nossa casa no Céu é um “barraquinho” de meia água! Se é que ele está lá!

Portanto, se cabe meu conselho, é que você repense sua Vida! Chegou a hora de replanejar a sua Vida e buscar aquilo que REALMENTE VOCÊ PRECISA ao invés daquilo que seu Ego deseja! Não seja escravo de seu Ego, mas Cooperador da Obra do Espírito Santo e Servo de Deus! Com certeza, isso te será mais gratificante! Tenho certeza de que, se você olhar à sua volta, verá que nem tudo que você tem é tão necessário assim! Nesse Final de Ano, Compartilhe; doe; presenteie alguém que realmente precisa! Ensine esse valor aos seus filhos; abrindo mão daqueles brinquedos que ele nem usa mais! Faça alguém feliz abrindo mão de alguma coisa BOA pra alegrar alguém necessitado! Você descobrirá que a alegria está bem mais perto do que você imagina! SEJA LIBERTO(A) DESSE CONSUMISMO E DESSE ORGULHO em Nome de Jesus Cristo! Que Deus te abençoe!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário