quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Elementos do Grande Texto: A Vida!


Olá queridos Amigos Internautas de todo o nosso querido Brasil e de todo o mundo! Paz Perfeita vos seja Multiplicada por Jesus Cristo, Senhor nosso! Que Deus vos abençoe neste dia e vos faça conhecer a sua Glória e Poder através de sua Poderosa Palavra! Um caloroso Bem Vindo aos novos Amigos; à você que acessa este Blog pela primeira vez e, aos demais que já são nossos companheiros, nossa satisfação em tê-los aqui mais uma vez. Continuemos orando uns pelos outros e compartilhando a Palavra de Deus aos Corações! Conto com todos vocês, viu? E quero que todos orem, pois já estamos preparando novidades e melhorias para nosso Blog! Aguardem!

 Bom. Alguém já disse que a Vida é uma Grande História a ser escrita; a ser vivida a cada dia que acordamos. A Vida é um Grande Texto que narra a história de todos nós; cujo Personagem Principal e Supremo Autor é Deus! Nós, somos meros coadjuvantes e figurantes dessa Grande História chamada VIDA! Mas estava aqui meditando nos acontecimentos do Livro de Atos dos Apóstolos, que também poderia ser chamado de “Atos do Espírito Santo”; o único Livro da Bíblia que ainda não acabou de ser escrito, pois a Igreja ainda está aqui na terra, trabalhando e “escrevendo” essa história a cada dia através da Ação deste mesmo Espírito que operou no passado e opera nos dias de hoje também! E aí, me ocorreu a ideia deste Artigo.

Sendo a Vida este grande TEXTO a ser escrito, estava pensando... Que elemento desse Texto podemos ser? No que tange a História do Texto, como já disse, somos coadjuvantes, mas, e no tocante ao Texto em si? Se considerarmos os elementos que compõem um texto; uma redação; em nossa língua temos muito a observar. Eu confesso aos amados que tenho me fascinado com as descobertas nessa área da escrita e da elaboração de textos e narrativas! Mas, você já pensou que “elemento” do Texto da Vida você é? Se pararmos para pensar nisso vamos descobrir algumas curiosidades interessantes. Pois o Espírito Santo fala de diversas formas ao nosso coração!

Considerando as regras gerais de estruturação e construção de um texto, vamos ver que este precisa ter UMA IDEIA  precisa ter um Tema; uma Introdução; um Índice; Conteúdo; Conclusão... Mas um texto é formado principalmente de letras que formam sílabas e posteriormente palavras que constroem frases que expressam ideias! Temos também os Parágrafos. E em termos de pontuação, temos as aspas, vírgulas, pontos, reticências, pontos em vírgulas; travessões; exclamações, interrogações, crase, til; os quase imperceptíveis “pingos” dos “is” e dos jotas e muitos outros! E aí, já deu pra se identificar com alguns destes elementos? Você pode até achar isso uma brincadeira, mas, pense comigo:

Se a Vida é um TEXTO, que elemento desse Texto somos nós? Qualquer um poderia dizer: “Pastor! Eu me identifico com o TEMA; com o Título do TEXTO!” Realmente, o Tema; o Título é algo muito especial. Ele está localizado no ponto mais alto do Texto; Ele tem de ser em negrito ou em letras bem grandes para que todos o possam ver; bem destacado e sublinhado! Quem não gostaria de ser o Título dessa História que é a Vida?! Outros poderiam se identificar com a INTRODUÇÃO; com a apresentação da História! É aqui na Introdução que todos fitam a atenção! Outros ainda se identificariam com o ÍNDICE; onde está o resumo de TODO o Texto; os títulos e subtítulos estão no Índice!

Alguns se identificariam também com o CONTEÚDO; pois é sempre bom conter e ser possuidor da História! Outros, com a CONCLUSÃO, pois aqui é o fechamento da História, que, na maioria das vezes, pode trazer um Final Feliz... E aí, já se achou? Mas quem sabe você se identifique com uma simples LETRA ou uma SÍLABA ou PALAVRA!? Quem sabe você se veja também como uma FRASE ou apenas como um PARÁGRAFO; uma “unidade autossuficiente de um texto que expressa um ponto de vista ou ideia particular”; um elemento independente dentro do texto, mas que soma na ideia geral! Mas quem sabe também você se identifique com as inúmeras PONTUAÇÕES de um texto?

O fato, é que somos algum desses Elementos do Grande Texto que é a Vida! E observando tudo isso, vemos sempre alguém desesperado pra ser o Tema dessa História. A busca pela autoafirmação faz com que muitos desejem este posto; querem destaque; querem estar acima de tudo e de todos; estão na busca por reconhecimento e por mérito; querem ser vistos a todo o momento! Gosto da Benção de ter JESUS CRISTO como TEMA da minha Vida! Ele precisa estar no topo; precisa ser aquele que todos vão enxergar na minha Vida; precisa ser o motivo; aquele que direcionará todo o restante da minha história... Jesus Cristo! Sim! Este deve ser o TEMA de tua História, querido(a)! Coloque-o no topo de sua Vida e entenderás o que eu falo aqui!

Mas existem aqueles que querem também ser a Introdução da História que é a Vida! Fazem questão de se antecipar a todos na Vida, mas não no sentido pleno e positivo de uma Introdução; estes são movidos pelo egoísmo; querem ser os primeiros e os únicos merecedores... Mas eu gosto do modelo ou “método João Batista” de ser a Introdução de uma História. Ele apenas foi aquele que “preparou o caminho do Senhor”! E quando foi confrontado pelo fato de Jesus estar sendo observado por maior número de pessoas ele disse: “Convém que Ele cresça, e que eu... diminua!” Será que estamos prontos para ser uma Introdução desta forma em nosso servir a Deus e ao próximo?

Tem aqueles que se esforçam no objetivo de ser um Índice! Sim! Querem ser consultados sempre; não aceitam o fato de alguém fazer algo sem sua colaboração; se acham portadores DA opinião! Sem eles, nada pode dar certo; se consideram suprassumos e detentores do conhecimento! Estes, só estão interessados em acumular Títulos e subtítulos... Nada mais! Outros querem ser ainda O Conteúdo, ou a Conclusão, mas não no sentido necessário e pleno; apenas pela sede do sucesso e de ter o “poder” de decidir! Bom. Mas existem aqueles que se consideram apenas uma letra nessa História; estes, não se vêm como nada mais. Mas é bom que se saiba que no Grande Texto da Vida, uma letra sozinha não traz em si uma mensagem! Ela precisa de outras letras para formar sílabas, palavras e frases!
Na Grande História da Vida, podemos até nos identificar como letras, mas, precisamos ter o desejo de formar “sílabas” nessa História! O que seria isso? Nessa Vida, todos precisamos uns dos outros! Ninguém vence sozinho na Vida; ninguém pode crescer e acrescentar na Vida solitariamente! Todos precisamos de outras letras; de outras “sílabas” e de outras tantas palavras para que o Texto da Vida tenha sentido! Você entende isso? Mas também existem aqueles que também se vêm como um sinal de Pontuação; ou até um pingo do “i” ou do jota! Mas se você é um destes que se vê assim, saiba que por menor que seja a letra ou o Sinal de Pontuação no texto, ele é indispensável! Ele é absolutamente relevante no processo da construção de uma mensagem!

Os Sinais de Pontuação são os que destacam uma palavra como as Aspas; são os que fortalecem uma sílaba como os acentos; são os que dão a ideia de que algo mais poderia ser dito como as Reticências; são aqueles que deixam a possiblidade de se acrescentar algo mais como o ponto em vírgula; são aqueles que dão a sua contribuição de presença e de estética como um pingo do “i”; são aqueles que encerram a tristeza na vida de alguém como um ponto final... Portanto, se cabe, minha recomendação é que você Viva essa História; faça parte desse Texto que é a Vida! Edifique, Construa, Una-se, Valorize, Fortaleça alguém; Acrescente; Elogie; Ame; FALE; Expresse algo bom! Semeie nesse Grande Texto que é a Vida! Gosto da mensagem que os Colchetes do Tabernáculo trazem em si mesmos:

Eles estavam sempre escondidos atrás das cortinas; ninguém os percebia, mas eram eles que seguravam as mesmas! Você entendeu? Por menor que você seja; por mais que seja imperceptível aos olhos de muitos, seu lugar na História da Vida é indispensável! Sendo você o que for, SEJA aquilo que Deus te fez pra ser! Glória a Deus! Se seu papel no Texto da Vida é “acentuar”, por exemplo, o faça da melhor forma, pois Deus está te vendo! O moço da Olaria de Jr. 18, não tinha nome nem nada, mas estava fazendo o “seu trabalho sobre as rodas” e foi o Instrumento que Deus usou para levantar o Profeta! Amém? Seja uma Exclamação na Vida, surpreendendo sempre! Seja uma Interrogação, sempre buscando mais conhecimento, mas SEJA algo nesse Texto!

Que Deus nos ajude a escrever a História da Vida; a acrescentar na Vida de alguém; de deixar um legado interessante! Que Deus nos ajude a ser Benção quando ninguém espera nada de nós! Minha oração é que esta Mensagem possa acrescentar um “pingo” que seja em seu Coração; que possa te fazer pensar; refletir sobre a Benção que você tem; o privilégio de ter algo tão sublime como a VIDA! Viva, querido(a)! Quanto aos que não querem ser algo nessa história; os que se satisfazem em destruir, matar, desfazer dos outros... Esses terão a sua parte em Deus... Mas você, amado(a), pode ir mais além! Em Nome de Jesus! Um forte abraço deste vosso Mano em Cristo que vos ama e está orando por cada um de vocês!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MS. ><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário