quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Filhos - Como Criá-los? - (Parte 01).


Olá queridos Amigos Internautas! Paz Perfeita vos seja Multiplicada neste dia! Obrigado por sua Visita em nosso Blog! Mais uma vez estamos juntos e nesses primeiros dias do ano, vamos iniciar nossas Ministrações aqui com um tema que foi escolhido pelos irmãos aqui através de uma enquete: “FILHOS. COMO CRIÁ-LOS?” Sabemos dos desafios que cercam essa pertinente pergunta nos dias que vivemos! Quantos lares sendo desafiados com esta pergunta? Quantos problemas poderíamos evitar, se tivéssemos a resposta à essa pergunta acessível a todos pais que hoje choram pela perda de seus filhos para a dependência química, ou para a marginalidade, ou para a prostituição, ou para o sistema mundano e libertino?! Quantas lágrimas poderiam ser evitadas?

Pois diante dessa realidade, aqui nos colocamos como Instrumentos de Deus em vossa Vida; não para fazer um tratado ou um manual de “faça você mesmo”, mas para dar uma pequena contribuição, baseada na Direção do Espírito Santo, na Palavra de Deus e na minha simples e pequena experiência como pai. Longe de mim a arrogância de querer ignorar as experiências bem mais apuradas de muitos pais que desenvolveram a “Arte de serem pais” há bem mais tempo que eu! Como competir com meus avós ou meus pais? Como competir com os pais da história que marcaram a história da humanidade através de seus filhos? Não pretendo fazê-lo aqui. Mas, vamos buscar o Maior Modelo a ser copiado; o Modelo de Deus e de sua Palavra. Esse, portanto, infalível!

Na primeira parte desse Artigo, leiamos dois textos bem conhecidos: Pv. 22: 6 - “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” E Ml 4: 6 - “E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.”

É bem verdade que hoje temos tantas crises no seio Familiar no quesito “relacionamentos”. Não há como ignorá-las dentro de tantas Famílias hoje; até nas Famílias Evangélicas! Como pastor, temos visto isso em muitos lugares mesmo! São pais que não sabem mais o que fazer para mudar o relacionamento com os filhos na convivência do Lar. É triste constatarmos que muitos pais estão como passageiros; sem qualquer controle em relação aos seus filhos! E a perda desse controle pra muitos já começa nos primeiros meses de Vida da Criança! Já tem criança que com nove ou dez meses de idade já manipulam seus pais! Por incrível que isso pareça para alguns! Hoje é muito comum vermos pais envergonhados em eventos e até evitando-os por causa de uma criança; por causa de seus filhos!

Já visitei lares onde tive que entrar no portão com extremo cuidado que temos ao entrar num quintal com um cão bravo e, depois, para minha surpresa, todo aquele cuidado de silêncio, era pra evitarmos acordar um adolescente que não queria ser incomodado depois que chegou da balada! E a mãe era refém dentro da própria casa que construiu lavando roupas pra fora! Já estive diante de situações onde um filho saiu de casa deixando os pais desesperados por apenas ter sido contrariado! Já estive em situações de violência por parte de filhos nos pais e dos pais nos filhos! Gente! Essas são realidades de muitos lares nos nossos dias! Essas pessoas estão dentro de nossas Igrejas; sentadas nos púlpitos; são líderes; são aparentemente pessoas normais, mas em “vales” como esses!

Mas e aí, o que fazer para mudar tudo isso e mais o que aqui nem foi comentado? Como mudar a realidade do meu Lar em relação aos meus filhos? Como posso criar uma Criança; ou um Adolescente no Temor do Senhor para que ela cresça emocionalmente sadio e seja um cidadão de valor? Como posso melhorar meu relacionamento com meus filhos e tê-los como Amigos e me tornar Amigo deles? Temos em Deus todas as respostas para essas e outras perguntas mais! Basta um olhar mais atento e apurado! Que não sonha com um filho obediente e temente a Deus? Um filho bem sucedido em todas as áreas de sua Vida? Quem não sonha com um Filho grato e apaixonado pela Família; um filho que tem suas prioridades nos estudos e numa vida de trabalho e responsabilidades?

Pois em Deus temos a realização desses SONHOS! E não é tão fácil, mas também não é tão difícil como muitos imaginam! Vamos trafegar aqui por caminhos que muitos não quiseram e nem querem ainda trafegar! Vamos entrar em questões que nos confrontarão, mas que nos trarão um Caminho a ser trilhado rumo à Mudança em nossa Casa; em nosso Lar! Talvez o seu verdadeiro problema não tenha sido mencionado aqui, mas quero vos dizer que procuraremos trazer PRINCÍPIOS que te servirão de base para uma Mudança Real na sua Vida e na Vida de sua Família! Não são coisas que nós desconhecemos; algo mirabolante; uma poção ou coisa assim! Estaremos falando de coisas triviais que deixaram de ser observadas e executadas a começar pela sua própria Vida!

# Reparando as Bases: 

Queridos! Precisamos entender que todo insucesso numa “construção” está num erro estrutural que, na maioria das vezes, já começa nas BASES! Ignorar isso, já significa uma impossibilidade para continuarmos aqui! Toda boa construção começa numa BASE bem estruturada! E quando falamos de BASES na Família, vamos de encontro a nós mesmos! Como está sua Vida espiritual? Como está seu relacionamento com Deus diante de sua Família? Pois o exemplo que tens a dar aos seus é o primeiro passo para reestruturação dos Relacionamentos no seio de seu Lar! Isso pode ser simplório demais pra alguns, mas, creiam! Muita gente falha aqui! Existem filhos que NUNCA viram seus pais orando ou simplesmente lendo a Bíblia! Nunca foram convidados para cantar um corinho!

Filhos que NUNCA participaram de um Culto Doméstico; de um momento de oração ou de um simples “Pai nosso”! E isso é muito mais trágico quando os pais são líderes ou obreiros na Igreja; são servos de Deus! Imagine você construir um Alicerce sem cimento, ou sem pedras? É relevantíssimo que entendamos que a Bíblia nos ordena “ensinar”; “educar” a criança! Ou seja, só se ensina o que aprendeu; o que se viveu! Se um pai ou mãe exige do filho aquilo que não pratica... Que valor está ensinando aqui a não ser o fracasso; a não ser a falência da moral e da ética? Portanto, queremos iniciar esta série de Artigos sobre este assunto de CRIAÇÃO DE FILHOS, chamando você, Pai; e você Mãe à responsabilidade de conduzir tua Família e ensinar; educar teus filhos a partir da vossa PRÓPRIA VIDA!

O que eu sou hoje, inegavelmente é resultado do que fui instruído através da Vida de meus Pais e avós! Aprendi a ter Amor à Palavra de Deus e à Oração com eles! Eu sempre via meus avós orando e lendo a Bíblia; como meus Pais também! Minha Mãe tinha o compromisso inadiável e insubstituível de estar comigo todas as noites para ler comigo uma história bíblica ou compartilhar uma Palavra da parte de Deus ao meu coração! Depois ajoelhávamos juntos e orávamos! Que saudade da companhia de minha Mãe! A Oração dela era tremenda e me fazia chorar! Nunca me esquecerei disso! Meu Pai era mais tímido em suas orações, mas nunca me esquecerei dos momentos que o via orando ou apenas lendo a Palavra de Deus! Essas atitudes marcaram minha Vida e até hoje me influenciam!

É exatamente o que a Bíblia diz em Provérbios 22: 6! Quando se ensina; se educa a criança no caminho, com nossa própria Vida e exemplo,  ainda que venha envelhecer não se desviará dele! Quando se dá o exemplo, cria-se uma Referência! E quando se cria uma Referência, um Padrão é estabelecido, e, ainda que o tempo passe, esses padrões se tornam “marcos” irremovíveis! Pode parecer trivial, mas é o cerne de tudo na Criação dos filhos! Sua condição espiritual; sua devoção a Deus e sua Palavra, irão influenciar seus filhos para o resto da Vida! E por que a Palavra de Deus; a Bíblia? Porque só a Bíblia; a Palavra de Deus é capaz de MOLDAR o carácter do homem! Só a Palavra de Deus é viva e eficaz para transformação da natureza pecaminosa do homem!

Quando incentivamos a criança a leitura da Palavra de Deus, estamos permitindo que ela seja moldada e preparada para enfrentar as investidas do diabo durante sua Vida! Quando oramos com a criança, estamos guiando ela em direção a uma Comunhão com Deus! Isso é um fato que precisa ser comprovado por você Pai e Mãe! Faça o teste! É impressionante como a Criança é muito mais sensível à Presença de Deus! E como Deus fala com elas de maneira tão especial! Vejo isso na Vida do meu filho; nos momentos que temos de meditação e oração! Desde pequeno ele sente muito forte a Presença de Deus e quero que saibam que não se trata de manipulação ou sugestionamento; as coisas acontecem naturalmente! E vemos o resultado no dia a dia; na escola; no testemunho dos outros; no comportamento dele em outros ambientes!...

Portanto, meu primeiro conselho à você que é Pai; que é Mãe é esse: Comece a Restauração do ALTAR DE DEUS em sua Casa; no seio de sua Família! Dê o exemplo! Restaure a Comunhão com Deus no seu Lar! Traga Deus para o centro de sua Família! Desenvolva o hábito neste ano de realizar o “Culto Doméstico”! Invista nessa ideia! Reúna sua família e faça uma Reunião de Oração; leitura da Palavra e Louvor! Coloque um DVD de Louvor e ore junto com sua Família! Peça a Deus em vossas orações para que Ele venha assumir o controle de tudo na Vida de vocês! Peça ao Espírito Santo pra ajudar vocês nos relacionamentos e se esforce nisso! Não será fácil investir nessa nova postura; não será fácil reunir a turma, mas, quando isso começar a ser prioridade, vocês verão os resultados; o Espírito Santo estará vos dando Graça para continuar!

Se vocês estão afastados da Igreja Evangélica, é hora de recomeçar a Caminhada, pois não existe Vida Abundante sem a Companhia de Deus; sem uma Aliança verdadeira com Ele! Deus me usa nesta hora aqui para te dar essa Palavra que pode mudar a história dentro de sua Família! CREIO QUE ESTE ANO DE 2013 SERÁ AINDA MELHOR! E as Promessas de Deus vão se cumprir em vossas Vidas! A Vontade de Deus é que você e TODA sua Família sejam abençoados rica e abundantemente! Creia nisso e tome posse desta Palavra neste dia em Nome de Jesus Cristo! Pois você terá o prazer de declarar em breve: “Eu e minha casa servimos ao Senhor!” Que Deus assim te abençoe neste dia e que as Promessas D’Ele estejam sobre tua Vida e Família! Amém?

Que Deus possa converter nossos Corações aos nossos Filhos e dos nossos Filhos a nós, pois esta é a Vontade D'Ele pra sua Casa! Aguardem o Segundo Artigo dentro deste Tema onde estaremos trazendo mais dicas pra abençoar tua Vida e tua Família! Forte abraço e fiquem todos na Santa Paz de Deus!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MS. ><>

Um comentário:

  1. A paz do Senhor Jesus estejas convosco, meu pastor, sou esposa da isabel, do facebook, e quero lhe dizer que é um prazer imenso o conhecer ainda que via rede net, e se por acaso um dia estiver em sao paulo, minha casa é sua casa, ficaremos honrado em hospeda lo. DEUS continue a abençoa lo junto com sua familia.

    http://vencedoremcristoeusou.blogspot.com.br/

    angelo

    ResponderExcluir