quinta-feira, 11 de julho de 2013

A Crise do Pensamento - Onde Vamos parar?

Longe da crítica vazia dos saudosistas e antiprogressistas; ou aos que são amantes do “Vale a pena ver de novo”, quando nunca valeu a pena ver nem a primeira vez, venho aqui hoje diante de vós para expor minha insignificância e minha indignação diante do que meus olhos vêm e ouvidos ouvem! Não é novidade que nossa geração vive uma Crise de Pensamento em todas as linhas e esferas da Cultura. Podemos constatar isso nas letras vazias e repulsivas das canções mais tocadas nas rádios contemporâneas! Coisas do tipo: “Ah, leleke, lek, lek, lek...”; “Eu quero tchú, eu quero tchá...”; “Tchê tchê rê rê..”; “Tchu tchu tchu, tchá tchá tchá...”; “Ah se eu te pego!” São coisas semelhantes à essas, que se tornam bordões nas bocas de nossas crianças e adolescentes, de jovens adultos e velhos! Não é de se espantar a nova “onda do momento” dos “Reality Shows” tipo “A Fazenda”; “Big Brother” e outros mais do gênero! Os programas de “Barraco” ao Vivo com gente se batendo e se xingando, tudo diante das câmeras pra todo mundo ver e ouvir! Realmente nós estamos vivendo um momento excepcional na Cultura Mundial, concordam?

Mas infelizmente a coisa não para por aí! Além dessa “diversidade criativa” nas letras dessas músicas, vemos a supervalorização do visual “despojado”; das calças apertadas e dos cabelos arrepiados e despenteados! Vemos um conceito novo de moda “colorida” se alastrando e estilos “futuristas” surgem à todo momento, expressando um “desenvolvimento” superlativo! Uau! Quanto mais ridículo, mais moderno! Os conceitos estão se confundindo em todos os ditames! Gente! Os moldes “fashions” estão se erguendo de maneira tão marcante, que, daqui mais alguns anos, quem não aderir, será execrado da sociedade! Pasmem os senhores! Não se espantem se daqui mais algum tempo, passarmos a ser discriminados por sermos heterossexuais! Isso mesmo! Os conceitos estão tão distorcidos, que não será espanto se isso acontecer! Pois esse “modismo avassalador” vem impondo seus conceitos na sociedade à força, fazendo com que, quem não adere se sinta inferior! Não é verdade? Mas infelizmente a coisa não para por aí! Agora estamos vivendo a era dos “Remakes”; das reedições de novelas, filmes e seriados!

Longe do “resgate da memória”, creio que estamos mesmo é vivendo uma Profunda Crise do Pensamento! Falta gente com “Criatividade Inteligente”; Habilidade Mental para desenvolver coisas que acrescentem à sociedade, sabe? O que temos hoje é esse “showzinho bizarro” de imaginação fraca, apelativa e desmiolada; sem inteligência e criatividade! Os humoristas do nosso tempo, não sabem fazer piada sem baixarias; sem personalizar um homossexual ou debochar dos pilares da sociedade como da Igreja, das Autoridades e da Família! Não há inteligência também nessa gente! Voltando aos “remakes”, estamos vendo “Guerra dos Sexos”; “Saramandaia”;  e outras criações do passado já contestadas na época, voltarem com ares de novidade, mas apenas é uma “roupagem escrota” e sem bom senso em cima de algo que já não valia muito a pena ver! Mas essa tendência vazia de conteúdo já começa bem cedo na nossa sociedade! Outro dia eu parei diante do Colégio do meu filho e não tive como deixar de ouvir a conversa dos adolescentes lá! Você pai se espantaria de ouvir o que eu ouvi ali em minutos!

Os assuntos “das meninas” vão desde “ficar” com fulano que tem um traseiro bonito a “pegar” mesmo! Se vocês entendem o que eu digo! E não era uma menina apenas; elas estavam falando como se estivessem numa competição de quem aguentou mais tempo com um determinado rapaz! Queridos(as), eu estou falando de crianças; de adolescentes! Dá pra imaginar?! E aí, pra minha surpresa maior, chegou o galã pra conversar com elas, e eu pensei que se tratava de um Gianecchini... Misericórdia! Eu tomei um susto quando olhei para aquela figura magrela com a cara cheia de barba; um rapaz, mais parecendo uma “entidade” do que gente; de uns vinte anos, mas se travestindo de adolescente e com um “papo” realmente inacreditável diante do frisson que aquelas meninas promoviam! Eu nem quero relatar o que eu ouvi ali, pois causaria nojo em vocês, mas vos garanto que fiquei ainda mais preocupado com meu filho, sabe? Quero que esta experiência sirva para despertar você pai e mãe a visitar seus filhos na escola vez ou outra sem ser na hora de deixa-los ou busca-los! Você pode se surpreender!

Mas voltando ao assunto, realmente pude ver ali como que nossa juventude está fraca de conteúdo! Como nossos jovens precisam de orientação! Gente! É um absurdo! Onde estão nossos “Castro Alves”; “Ruys Barbosas”; os “Carlos Drumond de Andrade”; onde estão as “Cecílias Meireles” de nosso tempo? As “Adélias Prados”... Onde estão os “Pensadores” do nosso século; aqueles que expressam genialidade nas palavras que dizem e escrevem!? Não dá pra suportar mais os “Telós” da vida e companhia filosofando; não dá mais pra aturar essa nova categoria de funkeiros que só falam bobagens e futilidades das profundezas da idiotice! Não dá pra aturar mais essa “Moda Sertaneja” que escurece o “céu da inteligência” daqueles que vivem nos campos com tanta sapiência! Nossa Geração precisa de “Mentes Pensantes”; de gente que gaste tempo pra escrever coisas que edifiquem e que possam acrescentar na estrutura de um cidadão! Realmente estamos vivendo uma Crise; um CAOS no Pensamento hodierno! Falta-nos gente que PENSE; pessoas que meditem e expressem suas opiniões de maneira sábia! Amém?

Onde vamos parar com toda essa banalização de conteúdo? O que será da Cultura daqui a alguns anos mais? Onde estarão nossas memórias históricas de uma Cultura tão rica que foi responsável por nos permitir chegar até aqui? Tenho receio de encontrar respostas a essas perguntas... O que dizer do “enredo” que temos hoje na dramaturgia brasileira? O que dizer das letras dos Hits do momento? O que dizer da linguagem e das ideias da juventude contemporânea? O que dizer dos programas humorísticos tão lastimosos que temos hoje? E nem estamos falando aqui da política! Essa, já sucumbiu ao besteirol e à irresponsabilidade! Hoje, inclusive, enquanto digitava essas palavras, parei pra assistir a propaganda de um Partido Político de regular expressão e com ideias de preservação ambiental. Foi decepcionante ouvir os argumentos que eles usam para se dirigir à sociedade! Malhando a questão da “mistura da religião com a política” que é uma meia verdade; pois a mistura realmente não funciona, mas no caso de repercussão internacional que foi o caso da Comissão de Direitos Humanos... Falta conhecimento de causa!

E aí, se vê a pobreza de ideias, quando estes se aproveitam da má informação para ostentar um sentimento de patriotismo dos incautos! Nós já estamos cansados disso! No Brasil e no mundo, muita gente tem deixado de ser “Massa de Manobra”! Ainda precisamos avançar muito nisso, mas, graças ao Bom Deus, temos progredido nisso! Ainda há os que acham que as manifestações de rua são o ápice do “despertamento do gigante adormecido”, mas eu procuro ir devagar com isso, pois, em outros tempos, fomos usados (digo como brasileiro), no Impeachment do Collor! Até hoje falam muito daquelas manifestações, mas a coisa foi articulada nos bastidores! Hoje, vemos as cenas se repetindo, mas também constatamos gente interessada em se aproveitar das manifestações! Gente que pertence ao Movimento Sindical de várias classes brigando por poder; “Movimentos dos ‘Sem isso ou aquilo’” também se utilizando da falta de informação real da população e da incapacidade de fiscalização por parte dos Governos! Ora bolas... Em tudo isso vemos uma CRISE DO PENSAMENTO ou uma “esperteza gatuna” de muitos!

Qual seria a solução para mudar os rumos dessa situação degradante e deprimente? DEBATE! Nossa Geração desaprendeu o diálogo! Estamos acostumados a perdermos horas e mais horas num chat ou em uma rede social, mas não temos o hábito de conversar cara a cara! Há uma espécie de aversão à proximidade, sabe? As pessoas estão distantes umas das outras e não se faz o mínimo de esforço pra mudar isso! Falta DIÁLOGO nas Famílias; no seio dos Lares... Falta diálogo nas Escolas; não uma conversa sem conteúdo, sobre o capítulo da novela ou sobre a vida pessoal de um ou outro artista! Falta-nos discutirmos ideias e projetos! Vemos essa falta de interesse nas reuniões de condomínio; nas reuniões de pais nas Escolas! Nas reuniões de Associação de Moradores, onde pouquíssimos interessados em melhorias aparecem! Os que vão, ou estão com muita vontade de criar confusão, ou querem concorrer na próxima eleição! Não estou falando a verdade? Éh, queridos(as)! Realmente estamos vivendo uma CRISE DE PENSAMENTO... Mas isso não diminui a necessidade de trilharmos um Caminho de volta ao Debate!

Realmente, o “Gigante precisa se Erguer”! Precisamos nos dar conta da importância da INFORMAÇÃO e não da Manipulação! Não podemos aceitar TUDO o que ouvimos sem investigar e discutir saudavelmente sobre o assunto; ouvindo a opinião de outros; dos mais experientes! Precisamos reaprender a conversar em Família; ao redor da mesa! Precisamos dedicar tempo a isso; priorizando a “Relação Familiar” e o desenvolvimento de vínculos de afeto e respeito! Isso tem que começar em Casa! E temos que ter a extensão nas Escolas, com professores que estimulem o Pensamento de seus alunos; que os façam discutir ideias e projetos ao invés de se isolarem em desenvolvimento de conhecimentos de informática! Gosto da tecnologia, mas ela precisa ser dosada ou então teremos, em breve, uma Geração de “mudos surdos” de alma e intelecto! Gente! Precisamos nos despertar pra essa realidade ou acordaremos num Mundo sem perspectivas e totalmente desprovido de sentimentos legítimos! Eu creio que ainda possamos mudar tudo isso; creio numa Transformação que nós podemos promover! Eu creio!

Mas que adianta eu estar aqui sozinho falando sobre isso? Por mais valiosas e sinceras que sejam estas palavras, elas não podem por si só operar nada! Precisamos de mais pessoas que também pensem e FALEM; ESCREVAM e DIGITEM; QUE COMPARTILHEM essas ideias e outras mais que virão! Nesse Brasil; nesse Mundo, tem muita gente pensante! Temos muitas cabeças que pensam, mas que se limitam apenas a pensar! Ei! É contigo que Deus fala se você assim entende, mas, na pior das hipóteses, aqui é apenas um cidadão comum que fala a você! Mas alguém que acredita no potencial das pessoas; alguém que sente um ardor profundo no coração por compartilhar pensamentos e ideias; alguém com uma sede enorme de APRENDER! De dar a sua contribuição para a Vida melhorar! De marcar a sua Geração, não para ser lembrado, mas para simplesmente fazer mais alguém feliz! E aí, concorda comigo? Tens algo a acrescentar? Queres falar a respeito? Poste aqui sua opinião ou sua sugestão para a Vida; para a Posteridade! Chega de indiferentismo, comodismo e imparcialidade! DESPERTEMOS pra um Novo Tempo!

Que Deus nos ajude e nos abençoe! Que nós possamos entender a Proposta da Vida com sua diversidade infinita pra ser explorada e desfrutada! Que possamos PENSAR, pois NÃO É PECADO PENSAR! Gosto desse versículo de Lamentações de Jeremias que diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança!” (Lm. 3: 21). Diante do caos, Jeremias escolheu PENSAR em coisas que pudessem mudar seu estado de tristeza! Que esta seja a nossa postura diante dessa Grave CRISE DO PENSAMENTO que muitos ignoram em nosso tempo! Um forte abraço à todos e fiquem na Santa Paz do Senhor Jesus Cristo que nos ama com Amor incomensurável!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MT. ><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário