quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Amar o Próximo - O Desafio do EU.

Olá queridos Amigos Internautas! Paz Perfeita vos seja Multiplicada neste dia em que temos a Benção do Senhor sobre nossas Vidas e Famílias! É sempre muito bom e gratificante quando temos a oportunidade de postar uma Palavra de Vitória para todos os Amigos aqui! Saibam, porém, que antes de trazer até vocês uma Mensagem, antes Deus fala conosco e nos abençoa de maneira muito especial, e, assim sendo, compartilhamos aos amados aquilo que nos faz muito bem! Portanto, ao receber esta Mensagem; ao ler este artigo, seja também um Instrumento de Deus e Compartilhe aquilo que te abençoa! Faça com que a Palavra de Deus chegue aos lugares mais distantes, amém?

Bom. Esta semana estamos meditando sobre o assunto de "Amar o Próximo" e, a cada dia mais o Espírito Santo me convence que, se há algo mais desafiador ao nosso EU, não nos foi permitido conhecer! Em Mc. 12: 31 Jesus responde a um escriba que este era um dos dois mandamentos maiores da lei: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". O Primeiro é amar a Deus de todo o nosso coração, e de toda a nossa alma, e de todo o nosso entendimento, e de todas as nossas forças! Mas a questão que vos trago aqui hoje é "Amar o próximo"! Não é tão simples como parece, partindo do ponto de vista de que hoje nem sempre estamos dispostos a, sequer, "conviver" com o próximo!

Portanto, creio que "Amar o próximo" é o maior desafio ao EU! Pois o nosso EU, é egoísta e centrado em si mesmo; é intolerante e inflexível quando o assunto é "abrir mão de SEUS direitos"! E aí, Jesus sabendo o que se passa no coração do homem; conhecedor das limitações humanas e do egoísmo forte que o homem tem; sabendo o ponto fraco do escriba, não o poupa de um confronto direto consigo mesmo! Podemos dizer que amamos a Deus; que honramos ao Senhor e até darmos provas disso, mas a Bíblia diz que quem diz que ama a Deus, mas aborrece ao seu irmão, é mentiroso! (I Jo 4: 20). Portanto não adianta nos abrigarmos numa religiosidade ou numa vida espiritual e casta!

Temos mesmo é que AMAR! E o Amor que Deus quer que tenhamos em nossos corações, é um Amor capaz de superar deficiências, falhas, falta de reciprocidade, deficiência de carácter... Não podemos nos predispormos apenas a amar quem nos seja "Benção"; quem concorda conosco; quem tem algo a nos oferecer! Amar a quem nos ama e nos ajuda nos momentos de crise, é fácil, mas o desafio do Evangelho é Amar àqueles que nos maldizem e nos aborrecem! Amar àqueles que discordam de nós! Amar àqueles que estão fora dos nossos "padrões de perfeição"! Pensam os amados(as) que isso é fácil para o nosso EU? Não o é! Tudo isso é um duro golpe no nosso Eu arrogante e inflexível!

Jesus nos diz o seguinte: "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." (Mt. 5: 43-48). Entenderam?

Isso não é um confronto direto ao nosso EU? Não é um desafio à arrogância e ao "elitismo" amar o Próximo? Geralmente estamos mais predispostos a Amar a quem nos faz bem; à quem nos abençoa; à quem concorda conosco; à quem é Amigo! Não é assim? Mas Jesus nos confronta e nos pergunta: "Que galardão há nisso?" Numa época de escassez de Amor e de Amizade Verdadeira; numa época de tanta gente interesseira; de tantos arrogantes e centrados em si mesmos; numa época de crises terríveis no Amor; quando a iniquidade tem se multiplicado... Há um desafio à Igreja de Cristo e ao nosso EU: "Amar o próximo como à nós mesmos!" Misericórdia!

Uma vez, meu avô me disse uma frase que me impressionou. Eu reclamava de um colega chato na escola e me gabava de ter dado o troco, quando meu avô esboçou um sorriso, que, a princípio me fez pensar que ele estava gostando do que eu dizia! Mas depois de me ouvir, ele me disse: "Giovane, meu filho! As pessoas mais difíceis de serem amadas são as que mais precisam de amor!” Confesso que ele acabou comigo... Saí dali arrasado, pois estava me vangloriando de ter dado o troco num garoto chato que vivia me perseguindo na escola, e agora meu avô me tinha dito que tudo aquilo que aquele guri fazia era porque ele estava carente de amor e atenção?!

Toda aquela luta era apenas "gritos desesperados" de quem precisava não de um troco, mas de amor! Deus nesta hora fala conosco através deste artigo, você não concorda? Quem sabe você Amigo Face tem passado poucas e boas com alguém que te critica e te persegue; com alguém que te difama e te humilha; com alguém que está sempre pegando no seu pé; fazendo com que você se sinta mal e fique abatido!? Nesses momentos de chateação, pensamos em dar o troco, em revidar, em lançar essa pessoa no inferno... Mas tudo isso; toda essa luta não passa de um "clamor desesperado" de uma alma sedenta por Amor; carente de atenção e de misericórdia!

A princípio, podemos ignorar e deixarmos nos dominar pelo orgulho ferido; podemos reagir com indiferença e desprezo! Podemos mais tarde criticar essa pessoa e fechar o coração pra ela; excluindo esta do nosso Rol de Amigos; tornando essa pessoa uma "persona non grata"; uma pessoa indesejável e irritante! Depois passamos a lidar com essa pessoa com as mesmas armas dela contra nós; com difamação; palavras torpes e mais trade podemos chegar aos limites da agressão física... Mas é assim que aprendemos com Jesus? Seria esse o caminho normal de um ser humano natural e carnal, mas não de pessoas espirituais; de servos de Deus! Concordam?

Pois é isso! Não podemos discordar de que o "Amar o Próximo" é um confronto direto no nosso EU! Não podemos discordar que estamos muito distantes do que Jesus nos ensinou com nossas mágoas e rancores; com nossa falta de perdão e de misericórdia! Não podemos discordar de que estamos muito longe de sermos aquilo que deveríamos ser como Cristãos! Não podemos discordar de que estamos encarando nossas demandas de maneira CARNAL e, às vezes diabólica! Precisamos passar a encarar nossas demandas sob uma perspectiva ESPIRITUAL, pois é isso que Deus espera de nós; que entendamos o ser humano como Ele mesmo entendeu; dando o seu Filho Unigênito por nós, meros pecadores!

Quando nós mesmos não tínhamos perspectivas de Vida diante da nossa natureza pecaminosa, Deus nos deu o seu Filho Jesus para morrer por nós pecadores! Quem hoje ousaria dar a vida do seu filho por um inimigo declarado?! Quem teria coragem de deixar que seu próprio filho fosse condenado à morte para salvar gente que não presta?! Pois é... Deus fez isso por nós! Por esta razão o próprio Jesus nos ensinou a orar dizendo: "Perdoa nossas dívidas, assim como NÓS PERDOAMOS A NOSSOS DEVEDORES!" E aí, pessoal? Dá pra dizer que temos sido aquilo que Deus quer que sejamos? "Amar o Próximo" é muito mais do que fazer caridade; do que atender aos necessitados! É muito mais do que doar-se!

"Amar o Próximo", além de tudo isso é PERDOAR; é fazer com os outros aquilo que você gostaria de receber das pessoas à sua volta! É AMAR incondicionalmente QUEM NÃO MERECE! Não foi isso que Deus fez conosco? Ou não? Não foi isso que Jesus se propôs a fazer por nós; dando a sua Vida naquela Cruz horrível por nós pecadores e inimigos de Deus por natureza? Pois é isso mesmo, amados(as), que Deus espera que façamos aqui nesta terra! Não é fácil, mas é isso que precisamos fazer! Em Mc. 10: 37 diz: "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." (Lc. 17: 10).

Se estivermos dispostos a fazer somente aquilo que nos é possível; somente aquilo que está no campo do natural; do normal, podemos nos considerar "servos inúteis", pois só fazemos o normal! Tá na hora de mudarmos isso! Tá na hora de voltarmos ao Evangelho Verdadeiro e não ao que nos é "conveniente"; ao que nos é "confortável"! Evangelho é confronto direto; é renúncia; é abnegação; é dedicação e perseverança e, acima de tudo, TRANSFORMAÇÃO! Que sejamos transformados à estatura de Cristo! Que sejamos transformados à imagem do Deus Misericordioso e Compassivo! Que possamos verdadeiramente "Amar o Próximo como à nós mesmos" e resplandecer neste mundo caótico e sem Amor!

Que Deus tenha misericórdia de nós uma vez mais e nos dê a possibilidade de sermos Transformados! Que Ele nos dê outra chance! Pois estamos fazendo tudo errado! E talvez seja por esta razão que Jesus ainda não tenha voltado, pois muitos estão e seguem enganados! Vivendo de uma religiosidade fajuta e de aparências! Tá na hora de mudarmos isso; tá na hora de experimentarmos uma Conversão genuína e real! Tá na hora de nos voltarmos a PRATICAR o Evangelho e não apenas pregá-lo sem compromisso nos nossos púlpitos e reuniões! Talvez esteja aí a explicação para que constatemos tanta frieza em nossos Cultos; tanta indiferença e falta de fervor nos crentes! Sejamos sinceros conosco mesmos!

Chega de nos enganarmos a nós mesmos! Tá na hora de MUDAR e passar a AMAR mais! Tá na hora de vivermos uma Revolução nesse “evangelhozinho confortável” que estamos vivendo! Tá na hora de pedirmos que o Espírito Santo nos habilite a conviver e a lidar com as diferenças de personalidade e carácter que temos no seio da Igreja e fora dela! Pra que, realmente, sejamos LUZ para este mundo em trevas! Que Deus nos ajude!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MS. ><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário