segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Importância de Cultuar a Deus na Igreja.


Muitos discutem a importância de ir à Igreja cultuar a Deus. Os novos conceitos e o avanço da tecnologia nos permitem participar de um Culto ao vivo on line; através da Internet, com apenas um click, tendo apenas um computador ou celular. Novos tempos! Diante das “facilidades” oferecidas pela tecnologia, algumas Igrejas têm desfrutado dessa ferramenta e investido nesse alvo, a fim de alcançar mais pessoas pelo mundo a fora e isso é louvável! Mas, em contra partida, temos acompanhado um novo conceito surgindo no meio cristão-evangélico; os que “servem” a Deus on line! E as questões que se levantam são: Até que ponto pode um Cristão servir a Deus através da Internet? Seria possível utilizarmos somente este veículo na Comunhão com o Corpo de Cristo? É valido cultuar a Deus através da Internet? Esse novo conceito pode determinar no esvaziamento das Igrejas?

Bom. Longe de toda polêmica, mas sem nos omitir delas, vejo todo esse “avanço” com muita cautela. Sou fã da tecnologia nos Cultos. Tanto na Arquitetura, como na iluminação e ornamentação das Igrejas; como também através da multimídia! É fantástico ministrar um Culto de Ensino com auxílio de multimídia; com imagens e fotos... Isso é uma benção mesmo! É muito apropriado, vermos Igrejas investindo em tecnologia pra tornar tanto os Cultos como as ministrações mais atrativas e com conteúdo direcionado; além de poder disponibilizar tudo isso através da Internet a alguém que, por algum motivo, não tem acesso a isso em sua cidade ou país! Glória a Deus por isso! Mas, como toda regra tem suas exceções, precisamos ter cuidado com todo esse “avanço”, pois, no afã de alcançarmos mais pessoas, podemos estar contribuindo para a formação de um novo “grupo evangélico”!

Como já disse sou fã da tecnologia que é usada à serviço da Expansão do Evangelho; sou fã da tecnologia que facilita o acesso às coisas de Deus; sou fã da tecnologia que auxilia no ensino; que acrescenta e fortalece a Igreja! Sou fã da tecnologia que é submissa aos ideais cristãos e que coopera para a Edificação de Vidas e com o Crescimento Espiritual, mas, não posso concordar com alguns casos que temos visto surgir ultimamente no meio evangélico: Pessoas estão abandonando a Igreja; a Comunhão do Corpo de Cristo; a Comunhão com os irmãos, para “servir” a Deus somente através da Internet! Isso é preocupante, pois, afeta diretamente à saúde do Corpo da Igreja! São inúmeros os casos de pessoas que podem se filiar a uma Igreja, mas preferem não estabelecer compromisso e ficar só nessa de cultuar pela internet! Isso agride diretamente ao Conceito de Comunhão Cristão!

A Internet deve ser usada como um auxílio; como algo que acrescenta e não como base de uma Vida Cristã! Não existem Vida e Comunhão fora do Corpo de Cristo e isso não se estabelece somente através de Clicks, Cadastros, Contribuições ou por uma carteirinha de “sócio mantenedor”! Ter Comunhão com o Corpo de Cristo é algo mais! Não é de se estranhar vermos tanta gente com conceitos errados em relação à Igreja e à Bíblia e vivendo na heresia em nossos dias! Pois por melhor que seja um “atendimento on line”; por melhor que seja um “pastor virtual”, nada disso substitui a importância de se estar no Templo; na Igreja; em Comunhão com os irmãos e com um Pastor real! Não podemos trocar o ambiente da Igreja; do Templo; por um acesso virtual! Não podemos trocar a Ministração Real, por uma Virtual! O que é isso? Precisamos rever esse conceito, pois ele tem enfraquecido a vida de muitos!

Mas qual seria a importância de se Cultuar a Deus na Igreja? Além da questão Social, pois o homem é um ser gregário e, portanto, necessita de desenvolver relacionamentos, existe a questão Bíblica e Espiritual que abordam valores ainda mais abrangentes e relevantes! Em toda a Bíblia vemos a Importância de cultuarmos a Deus na Igreja, mas quero abordar aqui alguns ensinamentos que aprendemos através de Davi, o jovem pastor que se tornou Rei e ícone dentro da Bíblia no conceito de Culto, Louvor e Adoração a Deus. Como sempre digo aqui, nosso propósito não é tecer um debate estritamente teológico, mas, nos esforçaremos aqui para trazer algo funcional; acessível e prático! Mas vamos aqui citar algumas passagens bíblicas que podem nos auxiliar e nos fazer entender sobre a Importância de Cultuar a Deus na Igreja; do “porque” precisamos ir à Igreja para cultuarmos a Deus, ok?

Não foi por acaso que Davi se tornou um homem proeminente na história bíblica, e um dos responsáveis pelos Tempos Áureos de Israel; toda sua história tinha raízes fundamentadas no COMPROMISSO com Deus e sua Casa! No Sl. 84: 1-2, ele disse: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.” Davi desejava ardentemente por estar na Casa de Deus; se esforçava para estar lá! No Sl. 27: 4, ele diz: “Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.” E olha que não era um desocupado; ele tinha inúmeras responsabilidades no seu dia a dia, mas empenhava-se para estar na Casa de Deus! Era um compromisso firmado!

No Sl. 26: 8, ele declara: “SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.” Ainda no Sl. 84: 4, ele diz: “Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.” Davi amava estar na Casa do Senhor e sabia o que recebia por estar lá; era um Bem-aventurado por isso! Ele preferia estar na Casa de Deus do que em qualquer outro lugar! Isso ele também declara no Sl 84: 10 – “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.” O salmista ainda diz no Sl. 92: 13 – “Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.” Ou seja, se temos compromisso com a Casa de Deus, temos expectativas de bens futuros; esperança! É um lugar de Louvor! “Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.” (Sl. 116: 19).

O ato de ir Cultuar a Deus na Casa do Senhor alegrava ao coração de Davi! Era uma alegria poder estar na Casa do seu Deus! No Sl. 122: 1 ele declara: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.” É preciso que se entenda nestes textos anteriores, que o compromisso com a Casa de Deus; o desejo sincero de estar lá para ter um encontro com Deus e aprender com Ele, proporciona ao homem um bem-estar tremendo! Quando na Casa do Senhor, o homem encontra refúgio, vitória, alegria, paz, orientação, etc... Por estas e outras Bênçãos, os salmistas não ousam trocar o Culto na Casa do Senhor por nada! O que vemos hoje é uma total falta de Compromisso com a Igreja; local de Culto! As pessoas trocam o Culto por qualquer aniversário, festinha, passeio; por qualquer dorzinha de cabeça, resfriado; por causa de chuva ou calor excessivo... Onde está o Compromisso desse povo com seu Deus?

Quando pesquisamos sobre o “por que” de estarmos na Casa do Senhor, vamos ver na Bíblia algumas respostas: Em sua oração, quando estava ameaçado por um grande exército de inimigos, Josafá orou dizendo: “E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.” (2 Cr. 20:8-9). E Deus, anteriormente confirmou estas Bênçãos à Salomão dizendo: “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.” (2 Cr. 7:15-16). Entenderam? Há um Compromisso de Deus com sua Casa!

Nela Ele deve ser buscado; nela Ele se manifesta; nela Ele dá livramento ao seu povo! Em sua Casa, Deus manifesta o Compromisso de ouvir as orações do seu povo; de estar atento às suas necessidades! Jesus, em Mt. 21, a partir do versículo 12, nos mostra os Verdadeiros Propósitos da Casa do Senhor! Ele expulsa os cambistas e vendedores do local de Culto, manifestando à todos que aquele local é santo e destinado ao Culto ao Senhor! Igreja não é local de vendas e barganhas; não é local de “promoções”; o espaço do Templo é para ADORAÇÃO ao Deus Eterno! Jesus diz: “Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.”(13) Em primeiro lugar, a Igreja é local exclusivo de Comunhão com Deus; de Oração; da Exposição da sua Palavra! Quando a Igreja é usada pra outros fins, nos tornamos salteadores; ladrões; usurpadores daquilo que é devido a Deus!

Em segundo lugar, no versículo 14, a Bíblia diz, que “E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os.” Ou seja, na Casa de Deus é lugar de Cura; de manifestações de Milagres; lugar de Bênçãos, e, qualquer coisa que desvirtue esse propósito, se constitui um agravo aos reais alvos de Deus em sua Casa! Na Casa de Senhor precisam acontecer Milagres e Manifestações da Presença de Deus! Por isso é importante nosso Compromisso com a Igreja! Nos versículos 15 e 16, aprendemos outro Propósito de estarmos na Igreja: “Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, e disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” Ou seja, a Igreja é local de Adoração a Deus; de Louvor! E isso se faz pela boca dos humildes; dos lábios dos “puros de coração”! Glória a Deus!

Portanto, diante de tantos argumentos e de tantos outros que não foram possíveis de ser abordados aqui, vale a pena entender a Importância de Cultuar a Deus na Igreja e não em outro qualquer veículo! É o nosso Compromisso com a Igreja que nos faz vitoriosos na Caminhada Cristã! Davi foi vitorioso em sua Caminhada por causa desse Compromisso de servir a Deus em sua Casa! Talvez, você, amigo(a) leitor(a), esteja vivendo situações difíceis na sua Vida, por causa da sua ausência na Casa do Senhor! Quanta gente hoje afastada dos Caminhos de Deus; da Igreja!? Até quando você continuará assim? Não podemos ficar nessa de “seguir ao Senhor de longe”! Precisamos buscar a Ele no lugar onde Ele mesmo separou para que O buscássemos! Não há Vitória fora da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo! Quanta gente querendo hoje viver uma vida espiritual sem o Compromisso com a Casa de Deus?

Como poderemos ser abençoados fora da Palavra de Deus? Vejamos o que diz o Profeta Ageu em seu Livro: “Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do SENHOR deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.” (Ag. 1:2-7). Entenderam? É o próprio Deus falando ao seu Povo; convidando-o para voltar aos Átrios da Casa de Deus, dando-lhes os motivos de tanta escassez evidenciada naqueles dias!

E Deus continua: “Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.” (Ag. 1:8-11). Deus dá os motivos de tanta dificuldade na Vida do Povo: Ausência na Casa de Deus! Enquanto o povo buscava suas próprias realizações pessoais, a Casa de Deus estava deserta! Será que é coincidência?

Querido(a) de Deus! Venho aqui como Profeta de Deus na tua Vida dizer que Deus tem um Plano Soberano em tua Vida! E que este Plano não pode ser mais adiado e frustrado na sua Vida! É hora de se levantar e caminhar para a Casa de Deus! Deus me usa aqui hoje para te trazer esta Palavra! Eu tenho certeza que o Espírito Santo está tocando em seu coração nesta hora em que lês este Artigo! Chegou a hora de viver o melhor de Deus; de conquistar os Milagres que Ele tem pra tua Vida e Família! Chega de levar a Vida Cristã na bagunça; empurrando com a barriga! Chega de brincadeiras e de falta de Compromisso com Deus! É hora de Renovar tua Aliança com o teu Deus; Aquele que quer o melhor pra você! Chega de resistir e de ignorar esta Palavra! DEUS TEM VITÓRIAS PRA TUA VIDA! Creia! Estaremos orando por você; para que possas superar todas essas “cadeias” que te aprisionam!

Eu profetizo que o Espírito Santo acenderá a Chama no teu Coração novamente, a partir de HOJE, para que tu retomes tua Vida; tua Caminhada com Deus! Teu lugar ainda está lá; reservado! Deus te espera! Tome o conselho do escritor aos Hebreus que diz: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hb. 10: 25). Jesus está voltando! É hora de se levantar e deixar de lado TUDO aquilo que te atrapalha a vencer! Houve mágoas? Decepções? Te feriram? Você foi traído(a)? Nada disso pode impedir você de triunfar e de retomar tua Vida! Não permita que outras pessoas e circunstâncias venham te afastar do Caminho da Vitória! VOLTE PARA A CASA DO PAI! Esta é minha oração por você e sua Família! Que Deus te abençoe, amado(a)! Estamos juntos! Abração!

Pr. Paulo Giovane S. Fonseca-MS. ><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário